Assembleia abre festejos do Divino Espírito Santo na Capital

Imagem: Celebração eucarística em ação de graças aconteceu no saguão da Casa de Leis.
Celebração eucarística em ação de graças aconteceu no saguão da Casa de Leis.
11/06/2013 - 08:56 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Festa do Divino Espírito é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Mato Grosso do Sul. No município de Coxim é realizada há 118 anos. A cerimônia, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado por meio da lei 3.586, envolve a comunidade, resgata lembranças e reafirma laços sociais, fortalecendo desta forma a tradição religiosa.

Como parte da programação da festa religiosa, nesta terça-feira (11/6), a Assembleia Legislativa recebeu os festeiros e a Bandeira do Divino Espírito Santo. Houve uma celebração eucarística em ação de graças, ministrada pelo padre Micael Carlos Andrejzwski, da Catedral São José, de Coxim. A solenidade foi proposta pelos deputados Junior Mochi (PMDB) e Dione Hashioka (PSDB).

“Muitos coxinenses de raiz passaram a residir em Campo Grande e, por isso, a Festa do Divino Espírito para por uma semana em Coxim e passa a ser celebrada na Capital. No domingo, acontece a 19ª festa, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural, com café da manhã, missa e almoço. Já em Coxim, o evento será encerrado no dia 21 de julho, com novena, salão de memória das festas passadas, bingo e quermesse”, explicou o sacerdote.

No Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, reside o amor supremo entre o Pai e o Filho. “Sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus são os sete dons de santificação. A Festa do Divino Espírito é para manter acesa essa verdade nos corações dos fiéis”, destacou.

Para o prefeito de Coxim, Aluízio São José, o maior desafio é a preservação da tradição. “A nossa administração trabalha para preservar esta crença às novas gerações, principalmente para aquelas pessoas que não estão em Coxim, mas que mantêm a tradição”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.