AL homenageia 24 pessoas que atuam no combate às drogas

Imagem: Sessão Solene para entrega da Medalha em reconhecimento do trabalho de enfrentamento ao crack foi realizada no plenário Júlio Maia.
Sessão Solene para entrega da Medalha em reconhecimento do trabalho de enfrentamento ao crack foi realizada no plenário Júlio Maia.
18/06/2013 - 20:39 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Eduardo Rocha (PDMB), homenageou 24 personalidades com a entrega da Medalha “Reconhecimento do Trabalho de Enfrentamento e de Combate ao Crack e outras Drogas”, durante sessão solene realizada na Casa de Leis nesta terça-feira (18/6). A Medalha do Mérito Legislativo foi instituída pela Resolução 9, de 13 de março de 2013, e reconhece o trabalho de quem desenvolve projetos de enfrentamento às drogas.

"É uma justa homenagem a quem tanto se dedica ao combate das drogas em nosso Estado, além de motivar outras pessoas para que entrem como parceiras nessa luta tão difícil de ser travada", afirma o parlamentar. O deputado acredita que o combate às drogas deve ser feito em três vertentes: a prevenção, a repressão e o tratamento. “Essas três linhas precisam trabalhar sincronizadas. Os governos municipal, estadual e federal precisam entender que isso já está virando epidemia no Brasil e precisa de solução imediata. São mais de 6 milhões de usuários de crack, não podemos permitir que isso cresça ainda mais”.

Para o coronel da Polícia Militar, Oscar Rodrigues, coordenador estadual do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), a melhor forma de combater o problema é por meio da prevenção. “O Proerd desenvolve esse projeto, de orientação nas escolas, há 16 anos, conscientizando as crianças dos riscos e das consequências do uso de drogas. A melhor forma é essa, mostrar para as crianças, os jovens, que não vale a pena se envolver com as drogas”. Para o militar, a homenagem é um reconhecimento do trabalho desenvolvido há dez anos à frente do projeto, no Estado.

Outro homenageado da noite foi o promotor de Justiça, da 27ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche, que tem um trabalho junto a jovens e adolescentes no combate à violência e uso de drogas. Para ele, a homenagem é um estímulo para prosseguir no trabalho que vem desenvolvendo. “Lidar com a problemática das drogas é um esforço pouco recompensado, então uma homenagem como essa é um incentivo para que continuemos nesse caminho”.

Para solucionar o problema, o promotor acredita que falta uma resposta legislativa, em nível federal, de propostas que permitam a segurança do que já foi conquistado. “A nossa expectativa é que haja um posicionamento mais definido tanto quanto ao tráfico, como do uso das drogas, não apenas aumentando as penas, mas fazendo com que elas sejam cumpridas”.

Foram homenageados - Helena Demétrio Gasparini; Sérgio Fernando Raimundo Harfouche; Oscar Rodrigues; Marcos Rogério; Romeu de Campos; Cleverson Alves dos Santos; Carlos Gentil Vasconcelos; Adriano Garcia; Jovair João da Silva; padre Dirson Gonçalves; Nichermon Henrique da Silva; Marli Mattos; Carlos de Santana Carneiro; José Ricardo Nunes da Cunha; pastor Jaime Oscar Grubert; Samir Zayed; Wainer Carvalho de Moura; Carlos Renato Ramos Nunes; Pedro Arlei Caravina; José Natanael dos Santos, João Paulo Natali Sartori e Doralice Nunes Alcântara.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.