Parlamento Jovem encerra 3ª edição com entrega de medalhas

Imagem: Deputados estudantes da 3ª edição do Parlamento Jovem se despediram do projeto nesta quarta-feira.
Deputados estudantes da 3ª edição do Parlamento Jovem se despediram do projeto nesta quarta-feira.
19/06/2013 - 17:31 Por: Nathália Barros    Foto: Roberto Higa

Entre lágrimas e sorrisos os jovens parlamentares da 3ª edição do Parlamento Jovem se despediram do projeto. Eles receberam um certificado e medalha de honra ao mérito.

“Vai deixar saudades. Aprendi muita coisa aqui. Hoje sei que nem tudo o que dizem sobre a política brasileira corresponde à realidade”, desabafou a deputada estudante Mariana Rotta, 16 anos.

Mãe da estudante, Elisângela Rotta avalia o projeto como sendo um divisor de águas na vida da filha. “É nítida a mudança dela. Hoje é muito mais crítica, busca se aprofundar nos assuntos, além disso faz questão de levar tudo o que aprendeu para as pessoas por onde passa”.

“No colégio ela está mais participativa e passou a exercer uma certa liderança sobre os outros jovens. Ela e a colega Letícia, que também é deputada estudante, passaram a se interessar mais pelos assuntos debatidos em aulas de filosofia, sociologia e, sempre que têm a oportunidade, se envolvem em fóruns que tratam sobre assuntos relacionados à educação e saúde”, avaliou o diretor da Escola Estadual Amélia de Carvalho Baís, onde as duas jovens parlamentares estudam.

Cheia de orgulho, a mãe do deputado estudante Gabriel Porto, Rose Porto, acredita que, além de ensinar como funciona o trabalho parlamentar, o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo “abriu uma janela. Não tenho dúvidas de que ele sempre vai se destacar entre os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho”.

Análise compartilhada pelo primogênito de Rose. “Graças à dedicação de todos os servidores envolvidos no projeto, descobri muito sobre como os governantes trabalham e como temos que agir para cobrá-los. Mas, além disso, tive a oportunidade de aprender como devo me portar na sociedade. Regras de etiqueta que, normalmente, as pessoas não dão valor, mas que mudaram a minha relação interpessoal”, defendeu Gabriel Porto.

Esta é a primeira edição do Parlamento Jovem que possibilitou aos familiares dos deputados estudantes a participação durante o encerramento do projeto. “Eles são os primeiros professores, os responsáveis por fazer com que esses jovens se tornassem merecedores de estarem aqui. Portanto, nada mais justo”, explicou a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, professora Clarice Maciel, lembrando que do projeto já surgiram vários trabalhos importantes.

“Nesta edição, por exemplo, a deputada estudante Isabela Nantes apresentou um PEC [Projeto de Emenda Constitucional] que busca implantar a Biblioteca Estadual Digital. Apadrinhada pelo deputado estadual Junior Mochi (PMDB), a iniciativa já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, creio eu, logo estará à disposição da população”, comentou Clarice.

Juntas, as três edições já formaram 44 deputados estudantes. Entre eles uma ex-deputada estudante, participante da 2ª edição do projeto, que em 2012 se lançou candidata à vereadora em Campo Grande. “Esse é um exemplo de sucesso e revela o desejo da Escola do Legislativo, que objetiva formar jovens pensadores que saibam realmente o que querem e tenham o conhecimento sobre como conquistar. Desejamos que eles possam representar a população e trabalhar em benefício dela em qualquer que seja a área de atuação”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo, que já adiantou que outros jovens devem ter a oportunidade de se tornarem deputados estudantes. “A data de inscrição dos interessados deve ser divulgada em breve”, concluiu.

Também participaram do evento a 2ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Dione Hashioka (PSDB), o deputado Osvane Ramos (PTdoB) e o deputado Laerte Tetila (PT). A desembargadora Maria Isabel Rocha participou da solenidade de encerramento do Parlamento Jovem representando presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Joenildo de Sousa Chaves. Representando o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) Elton Luiz Nasser de Mello e em nome da Secretaria Estadual de Educação a professora Marcia Proescholdt Wilhelns.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.