Assembleia Legislativa celebra o centenário de Frei Orlando

Imagem: Sessão solene proposta pelo deputado Paulo Corrêa foi realizada no plenário.
Sessão solene proposta pelo deputado Paulo Corrêa foi realizada no plenário.
27/06/2013 - 20:33 Por: Marithê Cogo    Foto: Giuliano Lopes

Uma vida dedicada ao serviço da fé e do Exército Brasileiro, assim foi marcada a trajetória de Antônio Álvares da Silva, mais conhecido como Frei Orlando. O patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército completou em fevereiro 100 anos. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta quinta-feira (27/6), sessão solene em homenagem ao seu centenário. O evento foi proposto pelo deputado Paulo Corrêa (PR).

Nascido em Nova Morada (MG) no dia 13 de fevereiro de 1913, Frei Orlando foi ordenado em 1937. Lutou durante a 2ª Guerra Mundial, assumindo em 1944 o cargo de capelão militar no 11º Regimento de Infantaria. Faleceu no ano seguinte, na Itália, no exercício da função, vítima de um disparo acidental. Com o fim dos combates, o Governo Federal instituiu o religioso como patrono.

Hoje, o Exército possui 64 capelanias no Brasil, com a finalidade de prestar assistência religiosa aos militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias. Em Mato Grosso do Sul são cinco, localizadas em Campo Grande, Dourados e Corumbá. O Exército possui um arcebispo militar, que equivale à patente de general de divisão. A função é desempenhada por Dom Osvino José Both.

O general do CMO (Comando Militar do Oeste), João Francisco Ferreira, destacou a importância do evento e disse que a homenagem a Frei Orlando representa para os militares e famílias o valor da crença religiosa. “A religião é o que dá apoio ao militar e Frei Orlando se destacava por estar sempre ao lado do soldado nesses momentos difíceis. E com certeza esse foi seu grande diferencial, pois não importa a crença, mas sim a fé que temos em nossas convicções”.

Para o deputado Paulo Corrêa, a Casa de Leis representa o povo e esta homenagem é motivo de orgulho para os parlamentares. “Quando apresentei o requerimento para esta homenagem todos os parlamentares aprovaram com apreço e unanimidade, pois esta é a Casa do povo e fico orgulhoso por ser o propositor da solenidade".

No fim do evento, o general João Francisco Ferreira entregou ao parlamentar uma honraria em agradecimento à realização da sessão solene.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.