Amarildo Cruz apresenta projeto para extinguir votos secretos

Imagem: Proposta de Amarildo recebeu apoio de praticamente todos os parlamentares da Casa.
Proposta de Amarildo recebeu apoio de praticamente todos os parlamentares da Casa.
02/07/2013 - 13:07 Por: Tarsilla Ferreira    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Amarildo Cruz, vice-líder do PT, apresentou hoje (2/7) durante sessão em plenário o Projeto de Resolução que acaba com o voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com isso, os votos dos parlamentares para indicação de nomes para Conselheiro do Tribunal de Contas, para ocupação de cargos ou funções em órgãos estaduais, para concessão de título honorífico e para outras situações previstas no Regimento Interno, serão abertos.

A proposta foi apresentada para os demais parlamentares e recebeu 17 assinaturas, o que acelera o trâmite para que seja aprovada o quanto antes, e entre em vigor o mais rápido possível. Na justificativa apresentada pelo deputado Amarildo Cruz fica esclarecido que o voto secreto é um instrumento que deve ser usado para preservar a democracia, nunca para impedir que haja transparência em relação às decisões tomadas no Parlamento.

De acordo com Amarildo Cruz, os políticos estão mais sensíveis com a situação atual e entendem a necessidade dessa mudança, por isso o projeto está recebendo o apoio de praticamente todos os parlamentares da Casa. “O poder das ruas deve ser aproveitado para quem quer legislar com seriedade”, declarou.

“Para fazer um trabalho com transparência no parlamento, com participação popular e eficiência é preciso extinguir os votos secretos”, disse o deputado. “Agora é apenas aguardar o tempo necessário de trâmite para o projeto ser aprovado e, então, não acontecerão mais quaisquer tipos de votos ocultos na Assembleia Legislativa do Estado”, reiterou Amarildo Cruz.

O projeto foi assinado pelos deputados Cabo Almi (PT), Felipe Orro (PDT), George Takimoto (PSL), Junior Mochi (PMDB), Laerte Tetila (PT), Lauro Davi (PSB), Lidio Lopes (PP), Mara Caseiro (PTdoB), Marquinhos Trad (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB), Osvane Ramos (PTdoB), Paulo Corrêa (PR), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.