Cooperativas têm melhor condição para enfrentar as crises

Imagem: Presidente do OCB/MS, Celso Ramos Régis, e o deputado Marcio Monteiro falaram sobre importância das cooperativas.
Presidente do OCB/MS, Celso Ramos Régis, e o deputado Marcio Monteiro falaram sobre importância das cooperativas.
04/07/2013 - 11:55 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo (6/7), o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo na Assembleia Legislativa, deputado Marcio Monteiro (PSDB), e o presidente do OCB/MS (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul), Celso Ramos Régis, falaram sobre a importância e a força das cooperativas. Eles usaram a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão desta quinta-feira (4/7).

Marcio Monteiro destacou que milhões de empregos em todo o planeta são criados graças ao cooperativismo. “O cooperativismo é um dos segmentos mais importantes”, afirmou.

Já Celso Ramos Régis, ressaltou que as cooperativas continuam fortes mesmo nos momentos de crise. “É um modelo de negócio que se mostra mais resistente. Na Europa, apenas as cooperativas conseguiram sair ilesas à crise”, disse o presidente do OCB. “As cooperativas não estão imunes às crises, mas o que as diferencia é que elas são movidas por pessoas e não pelo capital. O cliente é também dono”, acrescentou.

Conforme Celso Ramos Régis, as cooperativas são responsáveis por mais de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e geração de 300 mil empregos. Em Mato Grosso do Sul existem 98 cooperativas, principalmente nas áreas de agropecuária, crédito, saúde e infraestrutura. Com mais de 125 mil associados, as cooperativas em Mato Grosso do Sul geram 5.000 empregos diretos.

Para este ano, o OCB/MS espera um incremento de 10% a 15% no número de cooperativas e associados. O órgão de representação do cooperativismo sul-mato-grossense é uma sociedade civil sem fins lucrativos. O objetivo do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul é o de representar e promover o cooperativismo, por meio da capacitação e da difusão de seus princípios doutrinários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.