Tetila destaca redução da desigualdade e evolução social

Imagem: Laerte Tetila classifica o período como “década inclusiva”.
Laerte Tetila classifica o período como “década inclusiva”.
11/07/2013 - 15:23 Por: Marcelo Pereira    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Laerte Tetila, líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna durante a sessão desta quinta-feira (11/7) para apresentar os avanços promovidos no Brasil pelos presidentes Lula e Dilma nos últimos 10 anos, principalmente a redução da desigualdade e a projeção do fim da miséria em 2014.

“Há séculos a redução da pobreza e o combate à desigualdade social é uma bandeira dos principais pensadores, escritores e críticos da sociedade. Mas isso hoje é uma realidade que o presidente Lula iniciou e a presidenta Dilma está progredindo. Os 10% mais pobres há 10 anos recebem hoje uma renda 550% maior. A geração de empregos no país é a maior do mundo. O governo do PT tem melhorado a qualidade de vida de milhões de brasileiros”, destaca Tetila.

O parlamentar explica que programas sociais como o Bolsa Família, que foram criticados no início, são referência mundial e recomendados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o combate à pobreza e desenvolvimento socioeconômico. “O próprio Lula diz que o Brasil só cresceu porque deixou de encarar o pobre como problema econômico para tratar como solução para o desenvolvimento do país. A pessoa que não tinha o que comer e mal conseguia ficar em pé não tinha estima ou força para procurar um emprego. Os programas sociais são mais do que três refeições por dias para cada brasileiro, são estímulos para o trabalho, o estudo e a dignidade humana”, ressalta o deputado Tetila.

Na opinião de Tetila, o investimento social foi fundamental para a estabilidade econômica, mesmo com crise nas principais economias do planeta. “Enquanto o desemprego na Espanha passa dos 30% em algumas regiões, o fechamento de empresas na Itália, o alto índice de desemprego na França e a falta de moradia para um milhão de pessoas nos Estados Unidos é uma realidade, no Brasil temos o maior programa habitacional do mundo, somos referência para investimento de empresas e indústrias e geramos o maior número de empregos em todo o mundo. Um trabalho fruto do modelo adotado pelo governo federal que investe na população”, afirma o parlamentar.

O deputado aponta que Lula e Dilma promoveram um salto no setor da Educação. “As universidades tem hoje o dobro de vagas comparado há 10 anos. Existem pessoas que criticam a qualidade. Mas a UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados], criada há cinco anos, é hoje a melhor universidade do Mato Grosso do Sul e a terceira melhor do Centro-Oeste. Como não há maior qualidade?”, questiona Laerte Tetila, sinalizando também para a criação de escolas técnicas federais que atendem a oito milhões de alunos.

Tetila classifica esse período como “década inclusiva”, diante da redução da pobreza e a projeção do governo federal de promover as famílias mais pobres do Brasil e acabar com a miséria em 2014.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.