Secretaria traça um panorama da educação à comissão da AL

Imagem: Comissão recebe informações sobre a educação no Estado.
Comissão recebe informações sobre a educação no Estado.
16/07/2013 - 16:58 Por: Nathália Barros    Foto: Roberto Higa

Os membros da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia se reuniram na tarde de hoje (16/7), na sala da presidência da Casa de Leis, com representantes da SED (Secretaria de Estado de Educação) a fim de traçarem um raio-x do setor. O encontro foi realizado após solicitação da presidente da comissão, deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB).

Na oportunidade, a secretária adjunta da SED, Cheila Cristina Vendrami, revelou que Mato Grosso do Sul conta atualmente com 365 escolas estaduais e que dessas, mais de 200 já receberam benfeitorias. A expectativa, ainda conforme a secretária, é de que todas sejam contempladas.

“Hoje a secretária de educação do Estado, Maria Nilene Badeca da Costa, está em Brasília em busca R$ 37 milhões para construção de novos prédios. Este governo presa pela educação de qualidade. A afirmação foi confirmada pelo governo federal quando apontou Mato Grosso do Sul como sendo o que mais investe no setor. Só no ano passado, 32% dos recursos foram destinados à educação. O índice é muito maior do que os 25% exigidos”, explicou Cheila Vendrami.

Questionada sobre a implantação da educação em período integral, Cheila revelou que o Estado conta com 33 escolas que atuam nesse regime. “Percebemos que a adoção do sistema garantiu um salto nos resultados com os alunos. Em uma delas, antes de passar a funcionar em período integral, o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] era pouco mais de 2%. Passado pouco mais de quatro anos, saltou para um índice superior a 5%”, comentou Vendrami, garantindo que o Estado pretende ampliar o sistema, mas encontra entraves, no que diz respeito a documentos, para pôr em prática o plano.

Respostas - Para a presidente da comissão que, assim como os demais parlamentares, recebe constantemente pedidos por parte de políticos que atuam nos 79 municípios do Estado para que se indiquem ao Executivo Estadual empenhos para o setor, a reunião permitiu a ampliação do conhecimento sobre a educação de Mato Grosso do Sul.

“Entendendo melhor como funciona o sistema, as dificuldades enfrentadas pelo próprio governo estadual e os projetos existentes, temos condições de dar respostas aos nossos colegas que legislam e administram os municípios do estado e, mais do que isso, apontar possíveis alternativas inteligentes para que solucionem os seus problemas”, defendeu Mara Caseiro.

Também participaram da reunião o vice-presidente da comissão, deputado Osvane Ramos (PTdoB), além dos deputados Laerte Tetila (PT) e Professor Rinaldo (PSDB), membros titulares.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.