Kemp destaca aumento do Índice de Desenvolvimento Humano

Imagem: Pedro Kemp disse que o Brasil está no caminho certo e precisa continuar avançando.
Pedro Kemp disse que o Brasil está no caminho certo e precisa continuar avançando.
01/08/2013 - 11:49 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

O 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Kemp (PT), destacou nesta quinta-feira (1/8) que a qualidade de vida da população brasileira tem melhorado, de acordo com os dados do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios).

Segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado na segunda-feira (29/7) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o IDHM do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010.

Kemp explicou que o IDHM leva em conta três áreas para medir o nível de desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de muito baixo desenvolvimento humano.

“É claro que não podemos nos contentar e dizer que está bom, mas estamos no caminho certo, do desenvolvimento econômico-social”, disse o deputado.

O parlamentar do PT avaliou que o índice reflete em parte a importância do Bolsa Família para erradicar a extrema pobreza e melhorar a educação no País. Para continuar a receber o benefício, as famílias precisam manter todas as crianças e adolescentes matriculados na escola.

Pedro Kemp ressaltou que a frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família atingiu 95,6%, índice melhor do que entre aqueles que não são atendidos pelo programa. Os dados fazem parte do Sistema Presença, do MEC (Ministério da Educação).

“Os alunos que são beneficiados além de ter uma frequência maior, têm melhor rendimento na escola”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.