Assembleia Legislativa recebe deputados de Okinawa

Imagem: Missão de Okinawa foi recebida na presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Missão de Okinawa foi recebida na presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
12/08/2013 - 12:49 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de estreitar as relações e fortalecer a cultura japonesa, deputados da Província de Okinawa vieram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Eles foram recebidos nesta segunda-feira (12/8) na sala da presidência.

Receberam a comitiva a 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB), e os deputados Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente, Pedro Kemp (PT), 2º secretário, Paulo Corrêa (PR), Laerte Tetila (PT), Professor Rinaldo (PSDB), Osvane Ramos (PTdoB) e o deputado federal Akira Otsubo (PMDB).

Dione Hashioka lembrou que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior colônia de japoneses. Campo Grande possui cerca de 15 mil descendentes de japoneses, 65% deles oriundos da província de Okinawa. “Estamos de braços abertos para receber a troca de cultura e valores e poder crescer e enriquecer os dois lados”, acrescentou Pedro Kemp.

O presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, Kina Masaharu, ressaltou que o objetivo foi de ter conhecer e avaliar a atual conjuntura dos imigrantes e descendentes da província de Okinawa radicados em Campo Grande e revigorar as relações de amizade entre o Estado brasileiro e a província. “Considerando os 105 anos da imigração no Brasil, gostaria de estreitar as relações culturais com Campo Grande”, afirmou.

Presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Nilton Kiyoshi Shirado, explicou que os deputados japoneses vieram ao Brasil por conta dos 105 anos de imigração e que o governo de Okinawa continua se preocupando com os imigrantes. “É a sexta geração de descendentes e eles continuam se preocupando principalmente com a questão cultural”, explicou. “Estamos tentando resgatar nossa tradição para que essa cultura permaneça por séculos e séculos”.

A cultura de Okinawa está muito presente em Campo Grande, principalmente na culinária, que tem no sobá (um tipo de macarrão) o seu maior representante, na música e na dança.

Fazem parte da comitiva japonesa, além do presidente chefe da comitiva, Kina Masaharu, o deputado vice-chefe, Itosu Tomonori; e os também deputados Nakagawa Kyoki; Onaga Masatoshi; Teruya Taiga; Tamaki Mitsuru; Nishime Sumie; e Toguchi Osamu, além da equipe de assessores formada por Kayo Yasuaki; Inamine Koichiro; e Ikehara Kazuya.

Eles estão em Campo Grande desde domingo (11/8), quando visitaram pontos turísticos de Campo Grande, como a Feira Central (Feirona).

Nesta segunda-feira eles ainda serão recebidos pelo governador André Puccinelli e assistirão uma apresentação audiovisual sobre o projeto do Aquário do Pantanal. O voo de volta para o Japão está programado para decolar na manhã de terça-feira.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.