Zé Teixeira alerta para risco de novos conflitos fundiários
Deputado Zé Teixeira acredita que invasões atrapalham a construção de uma solução para o problema.
22/08/2013 - 11:53
Por: Paulo Fernandes
Foto: Giuliano Lopes
Ele contou que após a ocupação da fazenda Limoeiro ontem (21/8), em Corumbá, o clima ficou tenso na região e proprietários de fazendas vizinhas à área invadida contrataram seguranças armados para evitar invasões. “Estou fazendo este comunicado para que a sociedade saiba o que está acontecendo”, disse.
A informação é de que 120 indígenas ocuparam a fazenda e que dos 538 mil hectares, 160 mil estão em disputa na Justiça desde 1987.
Zé Teixeira lembrou ainda da visita no último dia 13 do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Campo Grande para resolver os impasses envolvendo a questão fundiária indígena.
Para o deputado, “é um momento ímpar para acabar com esse tipo de invasão”. Desde o ano passado, a Assembleia Legislativa tem intensificado os esforços para ajudar a construir uma solução pacífica para acabar com o clima de tensão entre fazendeiros e índios.
A solução que está sendo construída é a aquisição de terras por meio do Fepati, o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas criado por proposição do deputado Laerte Tetila (PT) e aprovado por todos os parlamentares estaduais. O governo federal já declarou que pretende fazer pagamento dessas terras com TDAs (Títulos da Dívida Agrária).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.