Felipe Orro reforça importância de aprovar autonomia à UEMS

Imagem: Conforme Orro, UEMS merece investimentos.
Conforme Orro, UEMS merece investimentos.
11/09/2013 - 11:49 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Após a aprovação de um projeto que garante o aumento de repasse para a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), o deputado estadual Felipe Orro (PDT) voltou a ressaltar a necessidade da aprovação da proposição que dá autonomia à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

“Com a aprovação do projeto, será retirado 2% da corrente líquida do Estado do Mato Grosso para a Unemat. Também será acrescido 0,1% todo ano ao orçamento até 2018. Nosso estado vizinho está de parabéns e devemos seguir o exemplo, aprovando também a autonomia da UEMS”, disse Felipe Orro na tribuna, durante a sessão desta quarta-feira (11/9).

Orro é autor do projeto que dá autonomia didático-científica, administrativa e financeira à UEMS. Para isto, o governo estadual deverá aplicar anualmente um percentual de sua receita corrente líquida para manutenção e desenvolvimento da instituição. Segundo o deputado, o orçamento da UEMS está em R$ 140 milhões, no entanto, o Executivo repassa R$ 100 milhões.

“Noventa por cento dos alunos da UEMS são do Mato Grosso do Sul, sendo que 78% deles cursaram o ensino médio em escolas públicas. 87% dos acadêmicos formados permanecem trabalhando em Mato Grosso do Sul. Tudo isso justifica o investimento na UEMS, que é o orgulho do nosso Estado”, destacou Orro.

O deputado Laerte Tetila (PT) também defende a urgência na aprovação da autonomia da UEMS. “É justa a autonomia da UEMS. Não se trata de despesas ou gastos, mas sim de investimentos, já que vivemos hoje a sociedade do conhecimento”, afirmou.

Pedido de vistas do deputado Marquinhos Trad (PMDB), adiou ontem a votação do projeto na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). “Acreditamos na sensibilidade dos parlamentares e vamos conseguir aprovar em plenário a aprovação da autonomia da UEMS”, concluiu Orro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.