ALMS presta homenagem aos gaúchos com entrega de Troféu

Imagem: Gaúchos foram homenageados com o troféu Harry Amorim Costa.
Gaúchos foram homenageados com o troféu Harry Amorim Costa.
16/09/2013 - 20:33 Por: Marithê Cogo    Foto: Giuliano Lopes

Celebrando a tradição gaúcha na “Semana Farroupilha”, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta segunda-feira (16/9) sessão solene com a entrega do Troféu “Harry Amorim Costa”. A honraria, que leva o nome do primeiro governador de Mato Grosso do Sul, foi concedida a 20 personalidades sul-rio-grandenses que migraram para o Estado e que deram sua contribuição para o desenvolvimento da região.

O evento é proposto pelo deputado Junior Mochi (PMDB) em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul e com o secretário de Habitação do Estado, Carlos Xavier Marun, deputado licenciado da Casa de Leis.

O patrão do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Tropeiros da Querência, Jardelino Pinheiro, conta que a programação durante essa semana foi intensa na Capital para exaltar o Dia do Gaúcho, datado oficialmente e com feriado estadual no Rio Grande do Sul, todo dia 20 de setembro. "No Estado, não temos feriado, pois a data é do Rio Grande, mas Mato Grosso do Sul com uma grande colônia gauchesca, tem as comemorações que seguem um ritmo de lembranças e eventos para ficar dentro das datas e da tradição, e assim promovermos a integração da família gaúcha com os sul-mato-grossenses”.

Pinheiro explica que o significado maior da “Semana Farroupilha” está entre os fatos históricos mais importantes a serem relembrados e exaltados pelos conterrâneos. “Lembrar-se dos heróis que lutaram na Revolução Farroupilha, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiras, que aconteceu de 1835 a 1845, é emocionante, pois marcou a luta do povo sul-rio-grandense pelo crescimento econômico de sua terra”.

Representando todos os homenageados, Lídia Capelli Zanatta discursou emocionada sobre sua trajetória de vida e agradeceu pela honraria recebida. “Nasci na cidade de Marau, em 1941, Rio Grande do Sul. Cheguei a Mato Grosso do Sul na década de 80, procurando ajuda para o meu filho Arthur, uma criança especial; aqui já tinham fundado a Pestalozzi. Após esse apoio grandioso que tive com meu filho, veio a ideia de resgatar nossa cultura e tradições. Em 1987, comecei os trabalhos para concretizar um sonho e fundar, em 1990, o Movimento Tropeiros da Querência. Com isso uma parte do sul eu trago no coração, pois os sul-mato-grossenses nos acolheram com muito carinho. Hoje se tivesse que escolher uma cidade para viver, com certeza, essa cidade seria Campo Grande”.

O secretário de Estado de Habitação, Carlos Xavier Marun, foi quem institui na Casa de Leis a honraria em homenagem aos gaúchos. Também sul-rio-grandense nascido em Porto Alegre, chegou a Mato Grosso do Sul há 30 anos e tem orgulho de relembrar sua cultura. “Eu só posso dizer muito obrigado, toda homenagem é um gesto de carinho a todos que deixaram sua terra e família para crescer e desenvolver outra região. Hoje me sinto colaborador com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

O governador do Estado, André Puccinelli, também prestigiou a solenidade e destacou a importância dos matuchos (mistura entre sul-mato-grossense com gaúchos) para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Essa homenagem é merecida, pois o Estado deve muito aos gaúchos que aqui viveram e aos que ainda contribuem para crescimento do Estado”.

O proponente do evento, deputado Junior Mochi (PMDB), destacou a solenidade como um ato louvável. “Acredito ser um ato louvável a Assembleia Legislativa prestigiar esse evento, pois os gaúchos consolidaram o desenvolvimento do Estado somando esforços para o progresso da região”.

Homenageados – Anito Fassini, Edgar Paulo Marcon, Elbio Afonso Meneguel, Flaviano dos Santos, Flávio Sperotto (in memorian); Gilberto dos Santos Souza (in memorian); Ivo Cherin, José Carlos Cardoso, Júlio Alves Martins, Libertato Portes de Barrios, Lidia Cappelli Zanatta, Lisandra Klein, Luiz Kohl, Neide Garrido, Osmar José Schossler, Pedro Nivaldo Wilck, Romeu Aldino Seibt, Rosangela Silva Baptista, Tarcisio Bach e Walter Gargione Adams.

História - Harry Amorim Costa nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, no dia 23 de maio de 1927. Foi engenheiro e político, o primeiro governador de Mato Grosso do Sul quando era servidor público do Departamento Nacional de Obras de Saneamento, uma autarquia federal criada pelo presidente Ernesto Geisel. Em 1982, foi eleito deputado federal pelo PMDB, então principal partido de oposição ao governo de João Figueiredo. Não conseguiu se reeleger em 1986, sendo então nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente, em 1987. Faleceu em 1988, num acidente automobilístico.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.