Semana discute "álcool, outras drogas e segurança no trânsito"

Imagem: Cerimônia de abertura da Semana do Trânsito foi realizada no plenário Júlio Maia.
Cerimônia de abertura da Semana do Trânsito foi realizada no plenário Júlio Maia.
17/09/2013 - 10:45 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de conscientizar os jovens, a Semana Nacional de Trânsito 2013 teve início nesta terça-feira (17/9). A cerimônia de abertura está sendo realizada no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. O tema deste ano é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – Efeitos, responsabilidade e escolhas”.

Para o diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Henrique Santos Pereira, os índices de acidentes e mortes no trânsito ainda são muito preocupantes. Somente em agosto foram nove acidentes com mortes em Campo Grande.

“Dos nove acidentes, sete eram com motociclistas. O índice é altíssimo. Desses sete, quatro estavam sozinhos”, disse Santos Pereira. Segundo ele, a explicação está na irresponsabilidade. “Mais de 60% dos acidentes têm o uso de álcool e outras drogas”, acrescentou. Carlos Henrique Santos Pereira ressaltou que a Semana Nacional de Trânsito 2013 “é um trabalho de manutenção da vida”.

A diretora de habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Beth Félix, lembrou do compromisso de reduzir até 2020 em 50% o número de acidentes de trânsito. A Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020 consiste no comprometimento de governos de todo o mundo em tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. É a nona causa de mortes em todo o mundo.

Para Beth Félix, é um grande desafio, mas muitas coisas têm sido feitas. Ela afirma que o Detran/MS é referência no País pelos projetos para reduzir o número de acidentes e mortes. A maior preocupação ainda é com os jovens. “A maior parte das vítimas de acidentes de trânsito está na faixa dos 18 aos 34 anos”, destacou.

O promotor da Infância e Adolescência Sérgio Harfouche acredita que o problema é que muitos pais transferem a responsabilidade da educação para a escola. Também durante a cerimônia de abertura, a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), afirmou ser necessário sensibilizar os condutores sobre os riscos de acidentes e mortes no trânsito. “Queremos paz no trânsito e saúde de qualidade”, declarou.

Também participaram do evento os deputados Paulo Corrêa (PR), Junior Mochi (PMDB), Mara Caseiro (PTdoB), Osvane Ramos (PTdoB), Professor Rinaldo (PSDB), Marcio Monteiro (PSDB) e do secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun, que é parlamentar estadual licenciado.

Programação – Ainda hoje, às 8h, o professor Mário Sérgio Cortella ministra uma palestra no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (antigo Palácio Popular da Cultura). De acordo com a assessoria de imprensa do Detran/MS, a palestra será voltada para a educação. Cortella abordará temas como o papel e as responsabilidades de pais e educadores e a relação entre responsabilidades e escolhas, além do contexto histórico da mistura álcool e direção.

Também nesta terça-feira, o Detran realiza o Encontro de Líderes em Prol da Vida no Trânsito: um almoço com líderes religiosos para que eles possam levar conscientização sobre o trânsito para as suas comunidades.

Já na quarta-feira (18/9) será transmitida para mais de 200 polos uma teleconferência com o professor doutor Mário Sérgio Cortella. Ele fará uma palestra voltada para jovens. O evento acontece em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp.

E no dia 22 de setembro será realizado o Atravecity, uma gincana de bicicleta para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. Finalmente, no dia 25, encerrando as atividades da semana, será feita a entrega do "Prêmio Detran de Jornalismo: Educação de Trânsito", concurso lançado em 2013 que contou com a participação de 35 jornalistas inscritos em cinco categorias (impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo). Também será entregue a premiação do vencedor da Campanha Artista de Bar. O evento é voltado para jornalistas e publicitários.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.