Promotores da paz são homenageados na Casa de Leis

Imagem: Homenageados receberam honrarias em sessão solene no plenário Júlio Maia.
Homenageados receberam honrarias em sessão solene no plenário Júlio Maia.
18/09/2013 - 21:02 Por: Neide Fischer    Foto: Roberto Higa

Durante sessão solene na noite desta quarta-feira (18/9), a Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Laerte Tetila (PT), entregou o Prêmio da Paz e Cultura a 15 personalidades e pessoas jurídicas que, de alguma forma, contribuem para a cultura da paz no Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento integra as comemorações do Dia Estadual da Cultura da Paz, instituído pela lei 4.034 de 2011, e comemorado em 21 de setembro. “Tivemos o privilégio de instituir a lei que integra o Dia Mundial da Paz, criado pelas Nações Unidas, que reconhece a família e a cidadania de todas as culturas e religiões. O objetivo é eliminar as guerras de culturas e religiões diferentes e divulgar o 'conceito de alteridade', que é dispor do que você tem de melhor para oferecer à sociedade”, frisou Tetila.

O padre Ubajara Paz de Figueiredo, que representou todos os homenageados da noite, disse que a paz deve ser obtida de forma vertical e horizontal. “Na cultura da paz vertical é buscado os interesses pessoais e na horizontal é levado à mente a paz de Cristo, e o encontro de ambas revela a cruz do Calvário de Quem morreu para eliminar a guerra e o pecado”, destacou.

A professora Maria Garcia Borges, de 85 anos, também foi homenageada durante o evento e disse que com honra e alegria recebeu o prêmio de reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante 65 anos de carreira no magistério. “Estou satisfeita por ser lembrada e digo que somente cumpri o meu dever. Tratei bem os alunos como cidadãos, mostrando bons exemplos, respeitando-os e amando-os como meus filhos”, lembrou ela que, durante a cerimônia, declamou o poema “Se há tanta Paz”, do poeta Luna Fernandes.

O promotor da Cidadania e Trabalho de Dourados, Paulo Ishikawa, representou a Promotoria que foi homenageada pela iniciativa do projeto “Promotoria Comunitária: MP mais perto de você”, que está sendo executado em Dourados e busca a aproximação do Ministério Público com a sociedade. “Compartilho a honraria com todos os parceiros do projeto. Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito, pois faltam seis etapas para atender toda Dourados, e queremos no dia 19 de outubro realizar mais uma ação social na cidade”, informou.

O projeto, que teve início no primeiro semestre de 2012, já atendeu 21 escolas da rede pública de ensino com média de 15 mil alunos, pais e professores atendidos.
A cidade de Dourados foi dividida em nove regiões, sendo escolhida uma escola para sediar a ação social, onde são oferecidos à comunidade atendimentos que facilitam a compreensão dos problemas e repasse de informações necessárias para sua solução, com a participação de acadêmicos e profissionais que, voluntariamente, se dedicam à causa social.

São realizados, ainda, palestras nas escolas para todos os alunos matriculados, com o tema "Parceria: Promotoria x Família", onde são abordados os direitos e as responsabilidades dos alunos perante suas famílias e suas escolas, para que se conscientizem sobre seus papéis como futuros cidadãos de bem e propagadores da paz social.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.