Deputado Amarildo Cruz lembra 25 anos de criação do SUS

Imagem: Amarildo Cruz frisou que SUS precisa ser fortalecido.
Amarildo Cruz frisou que SUS precisa ser fortalecido.
03/10/2013 - 12:22 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O SUS (Sistema Único de Saúde) completa 25 anos de criação e o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) avalia que o maior desafio é preservar o modelo e fazer que ele funcione na prática. Na tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (3/10), o parlamentar propôs uma reflexão sobre como os gestores públicos têm contribuído com a saúde coletiva.

“Criado para garantir saúde pública de qualidade a toda população, o SUS precisa ser fortalecido. Embora existam vários problemas, como a carência de médicos e a falta da estrutura de atendimento nas unidades de saúde, o sistema é referência para vários países. O Brasil, com mais de 100 milhões de habitantes, teve a coragem de criar um sistema universal, integral, igualitário e gratuito de saúde para todos os brasileiros”, destacou.

A Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS, que tem sua origem no movimento conhecido como Revolução Sanitária, nascido nos meios acadêmicos na década de 70. Seu principal pilar era a defesa da saúde como direito de todos. O movimento teve como marco a 8º Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que, além de ajudar a propagá-lo, produziu um relatório final que serviu de base para os debates na Assembleia Constituinte.

Segundo dados do Ministério da Saúde, são realizados, a cada ano, na rede do SUS, 3,7 bilhões de procedimentos ambulatoriais, 531 milhões de consultas médicas e 11 milhões de internações. “Neste momento de celebração, devemos exigir dos gestores públicos o funcionamento do SUS na forma em que ele foi concebido”, finalizou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.