AL homenageia pioneiro no cultivo da soja no Cerrado de MS

Imagem: Engenheiro Iberê Delmar Gondim Lins foi homenagedo pelo deputado Felipe Orro.
Engenheiro Iberê Delmar Gondim Lins foi homenagedo pelo deputado Felipe Orro.
04/10/2013 - 20:35 Por: Marithê Cogo    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta sexta-feira (4/10), sessão solene no plenário Júlio Maia, para entrega de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao engenheiro agrônomo e PhD em Agronomia, Iberê Delmar Gondim Lins. O evento foi proposto pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT).

“Por unanimidade desta Casa foi concedido o Título de Cidadão a uma pessoa que muito fez pelo Estado. O Iberê é um orgulho para Mato Grosso do Sul”, afirmou Orro.

Engenheiro agrônomo há 40 anos, Iberê é conhecido como o criador da fórmula que possibilitou a fertilização de terras para o cultivo da soja, no ano de 1974, na região de Capão Redondo, hoje sede do município de São Gabriel do Oeste.

“As dificuldades foram muitas. No início os gaúchos que viviam naquela região insistiam no cultivo do arroz de sequeiro. Após uma perda quase total da lavoura, deixando os produtores endividados, resolvi pôr em prática a pesquisa que tinha realizado um ano atrás. Em 1975 aqueles mesmos produtores já colhiam mais de 50 sacas de soja por hectare. Com esse resultado mais do que esperado, convidei a revista Manchete, por intermédio de Adolfo Bloch, para registrar esse momento que ganhou repercussão nacional”, contou o pesquisador.

Como reconhecimento desse trabalho, ganhou uma bolsa de estudos em 1978, para fazer mestrado em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, no Departamento de Solos Tropicais da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ao final do mestrado, recebeu como prêmio do governo americano uma bolsa para continuar seus estudos e obter título de PhD na área de Ciência do Solo.

No ano de 1986, por meio de Decreto Legislativo da Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste recebeu o certificado de honra ao mérito por ter viabilizado o cultivo de soja no município. Em 1987 recebeu da Aeams (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul) o troféu de destaque como melhor engenheiro agrônomo daquele ano.

Atualmente, Iberê é diretor presidente da Solos – Laboratório de Análises. A empresa, em atividade desde 1988, atua na análise e pesquisa de solo, foliar, sal mineral, calcário, adubo orgânico e ração.

“Não tenho palavras para descrever a emoção que estou sentindo. Sei que tudo isso é fruto de um trabalho que fiz lá atrás, mas tenho um orgulho imenso de ser, de fato, um cidadão sul-mato-grossense, porque de coração eu já sentia isso”, finalizou Iberê.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.