Projeto institui “Outubro Rosa” em Mato Grosso do Sul

Imagem: Zé Teixeira quer ações preventivas à integridade da saúde da mulher no mês de outubro.
Zé Teixeira quer ações preventivas à integridade da saúde da mulher no mês de outubro.
09/10/2013 - 10:34 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, organizações, empresas e entidades sociais. Na sessão desta quarta-feira (9/10), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) ressaltou a necessidade de divulgar às mulheres sul-mato-grossenses ações preventivas contra a doença.

O parlamentar apresentou projeto de lei que instituiu no Mato Grosso do Sul o mês “Outubro Rosa”, dedicado à realização de ações preventivas à integridade da saúde da mulher. Por meio de profissionais qualificados, a população receberá informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Acadêmicos de diversos cursos de graduação também terão oportunidade de realizar trabalhos de campo junto à comunidade, em conjunto com os voluntários das várias instituições participantes.

“Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer o exame clínico das mamas anualmente. Caso seja identificada alguma alteração, o profissional pedirá a mamografia para a confirmação do diagnóstico. Entre os 50 e 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver a doença devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos. Esse projeto visa alcançar todas as mulheres do nosso Estado, como forma de prevenir a doença”, explicou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.