Título de cidadão é entregue a duas personalidades na AL

Imagem: Antônio Guimarães Rocha e Maria José Xavier recebem Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense na ALMS.
Antônio Guimarães Rocha e Maria José Xavier recebem Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense na ALMS.
09/10/2013 - 20:41 Por: Neide Fischer    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT), entregaram na noite desta quarta-feira (9/10) o Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense à servidora Maria José Xavier e ao escritor e major aposentado da Polícia Militar Antônio Alves Guimarães, conhecido por Guimarães Rocha; duas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento histórico e cultural do Estado.

Maria José Xavier, 72 anos, é uma das mais antigas servidoras da Casa de Leis e colaborou para a elaboração da Constituição do recém-formado Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de trabalhos prestados na Assembleia Legislativa. Ela que já está aposentada, ainda continua trabalhando na Casa de Leis na Diretoria Geral Legislativa, disse que apesar de ter nascido em Araçatuba, São Paulo, sempre se considerou uma cidadã pantaneira e está feliz pelo título. “Acho que tudo o que fiz foi cumprir o dever de ajudar de forma sincera e espontânea”, salientou.

O deputado estadual Zé Teixeira disse que em cinco mandatos este é o quinto título de cidadão, e desta vez, é Maria José Xavier a agraciada com o título, isto devido ao carinho, respeito e amizade de todos os colegas. Além disso, com sua experiência orientou a montar os gabinetes da Casa de Leis, numa época em que o Estado estava recém-formado.

Guimarães Rocha, também homenageado da noite, informou que mesmo na PM, nunca deixou de ser poeta. “Se eu pudesse me vestir de branco eu faria, pois minha alma está em festa”, disse, referindo-se ao título.

Cabo Almi lembrou da época em que era soldado em 1983 e Guimarães já tinha zelo e carinho pela profissão e também pela literatura. “O major Guimarães é um ser humano de muita luta, policial dedicado, pai de família exemplar e honesto. Homenageá-lo é reconhecer os serviços prestados a este Estado”, afirmou o deputado.

Guimarães Rocha é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e autor de 23 livros. Também foi um dos fundadores da UBE/MS (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.