Kemp pede retomada das negociação sobre demarcação

Imagem: Deputado encaminhará documento ao governo Federal, solicitando que as negociações sejam retomadas urgentemente.
Deputado encaminhará documento ao governo Federal, solicitando que as negociações sejam retomadas urgentemente.
10/10/2013 - 12:19 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Preocupado com o clima de tensão que Mato Grosso do Sul volta a viver, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez um apelo na sessão desta quinta-feira (10/10) para que o governo Federal retome as negociações sobre a demarcação de terras indígenas e indenização aos proprietários rurais.

“Estávamos indo em um ritmo muito bom de negociações e reuniões, com representantes das lideranças indígenas, produtores rurais, governo Federal, Ministério Público Federal, Conselho Nacional de Justiça, governo do Estado e bancada federal. Seis alternativas para o fim do conflito por terras em Mato Grosso do Sul foram colocadas à mesa, mas infelizmente até hoje não houve solução”, destacou Kemp.

A primeira alternativa apresentada foi o pagamento das indenizações aos produtores de terras consideradas indígenas por meio de TDAs (Títulos da Dívida Agrária). No entanto, não foi aceita pelos produtores rurais, tampouco pelo governo do Estado.

“A partir daí não aconteceram mais reuniões para discutir uma segunda proposta. Houve um silêncio por parte da União, fato este que nos preocupa. No Estado, estão ocorrendo invasões, criando novamente um clima de tensão, insegurança e instabilidade”, ressaltou.

Kemp irá encaminhar na próxima semana um documento ao governo Federal, solicitando que as negociações sejam retomadas urgentemente. “Não queremos mais mortes, violência e conflitos. Queremos uma solução pacífica. Vamos encaminhar o documento pedindo a retomada das negociações, para que de fato possamos ter paz, com justiça social e direitos atendidos em Mato Grosso do Sul”, concluiu o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.