Prêmio estimula autoestima e motiva alunos afrodescendentes

Imagem: Conforme Joel, a educação é a principal via para a extinção do racismo.
Conforme Joel, a educação é a principal via para a extinção do racismo.
15/10/2013 - 11:43 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A multiplicidade de visões sobre a miscigenação ainda está arraigada na população brasileira, fato este que gera discriminação e preconceito. Para levar informação e corrigir a distorção de valores dentro da comunidade escolar, o Instituto Projetarts Brasil realiza há três anos a entrega de prêmios a professores e alunos afrodescendentes. Joel Antônio da Penha, presidente da entidade, esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15/10) para divulgar o projeto Negro Nota 10.

“A missão do projeto é trabalhar a autoestima dos alunos afrodescendentes, como também contribuir decisivamente para a inclusão social, cultural, econômica e educacional, minimizando os índices desfavoráveis de escolaridade com relação aos negros. O instituto visa enfrentar as dificuldades étnicas no tocante à educação, cultura, esporte, lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia, meio de comunicação de massa, financiamentos públicos, acesso à terra e justiça”, explicou Joel.

De acordo com o presidente da Projetarts, a educação é a principal via para a extinção do racismo e a ponte que conduz cada negro a conquistar seus direitos de igualdade como cidadão. Na tribuna, Joel solicitou aos deputados estaduais o apoio para que o prêmio seja estabelecido também na Casa de Leis, por meio de um projeto de lei.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.