Evento na Assembleia homenageia médicos que atuam em MS

Imagem: Sessão solene foi realizada no plenário Júlio Maia.
Sessão solene foi realizada no plenário Júlio Maia.
17/10/2013 - 20:13 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Giuliano Lopes

Médicos que atuam em Mato Grosso do Sul e que se destacaram na profissão foram homenageados durante solenidade na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17/10). A sessão solene em comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi proposta pelo deputado estadual Lauro Davi (PROS).

A Medalha do Mérito Médico “Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru” foi entregue a 24 profissionais. Para o médico cardiologista Ricardo Ayache, que atua na profissão há 20 anos, a honraria é um incentivo para que ele continue seu trabalho em prol da saúde da população do Estado. “É uma honra e uma responsabilidade receber essa homenagem e isso nos impulsiona a continuar buscando desenvolver nosso trabalho sempre com muita dedicação e empenho, sempre contribuindo para a melhor qualidade de vida das pessoas”, disse.

Lauro Davi é autor do Projeto de Resolução 32/12, que cria a medalha em homenagem aos médicos. O deputado explica que o objetivo é destacar os relevantes serviços prestados por esses profissionais à comunidade sul-mato-grossense e que a medalha representa a gratidão e o reconhecimento da sociedade à categoria. “É uma justa homenagem a esses profissionais que tanto lutam por um serviço de saúde com qualidade para a nossa gente. Com essa medalha queremos dizer nosso obrigado a esses profissionais tão dedicados, por tudo o que eles fazer pelo nosso povo. Estes que recebem a homenagem nesta noite estão representando toda a classe médica de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A médica Eduarda Nassar Tebet disse que receber a medalha é motivo de honra e que não esperava a homenagem. Formada há 19 anos, ela conta que não consegue se imaginar exercendo outra profissão, senão a medicina. “Eu amo minha profissão, eu amo o que eu faço e receber um reconhecimento do trabalho que desenvolvo com tanto carinho é motivo de muita alegria e satisfação, é muito engrandecedor”, concluiu.

Homenageados – Receberam a medalha os médicos Danusa Cespedes Guizzo Ayache, Fauzi Adri, Luiz Salvador de Miranda Sá Junior, Mafuci Kadri, Marcelo dos Santos Souza, Maristela Harume Ogatha Tabosa, Tito Gutierrez, Ricardo Ayache, Wagner Rocha Pires de Oliveira, Beatriz Figueiredo Dobashi, Eduarda Nassar Tebet Ajaje, Luiz Antonio Maksoud Bussuan, João Pedro Figueiredo, Norival Dourado, Pedro Ricardo Dias, Angela Herminia Sichinel, Lídio Ledesma, José Antônio de Carvalho Ferreira, Heloísa Helena Rospide da Motta Sperotto, Ágatha Cristie Fernandes Gonzales Molinari, José Carlos Martins Costa, Getúlio Fumio Kuwakino, José Lacerda Brasileiro e João Argeu de Almeida e Silva.

Medalha - Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru era médica cardiologista e natural de Vacaria (RS). Em 1973 formou-se na então Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e participou durante 35 anos na organização, funcionamento e evolução do Proncor, como médica e diretora clínica. Também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, no ano de 1982, e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A médica faleceu em 4 de abril de 2010, aos 59 anos, vítima de câncer.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.