Deputados conferem situação de carros recuperados na Defurv

Imagem: Deputados Professor Rinaldo e Emanuel Pinheiro, de Mato Grosso, foram até a Defurv.
Deputados Professor Rinaldo e Emanuel Pinheiro, de Mato Grosso, foram até a Defurv.
07/11/2013 - 20:00 Por: Rafael Belo    Foto: Rafael Belo

“Não esperava recuperar minha moto. Foi um ótimo trabalho da polícia e uma preocupação dos políticos com a gente. Estou contente, estou feliz com o bem recuperado e com nossos governantes”, declarou o cuiabano Gonçalo Mendez.

Gonçalo chegou nesta quinta-feira (7/11), de Cuiabá, para depois de quase três anos levar para casa a moto roubada à mão armada por dois homens em 2011.

Com isso, houve o inesperado encontro com os deputados estaduais Professor Rinaldo (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PR-MT), na Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos). Os parlamentares são protagonistas na luta pela recuperação dos veículos roubados e levados para a Bolívia e estão entre os responsáveis pela revogação da lei boliviana 133 que legalizava carros roubados.

Hoje são 397 carros recuperados e em estado de recuperação em Mato Grosso do Sul. Destes se destacam 85 de São Paulo, 55 de Mato Grosso e 33 de Mato Grosso do Sul, sendo que 21 foram devolvidos e 12 ainda aguardam ser recuperados pelos donos.

De acordo com a delegada titular da Defurv, Maria de Lourdes Cano, cerca de 6 mil veículos ainda devem vir. “Acreditamos que o número é maior, mas estes carros que vieram para nosso pátio já estavam emplacados como se fossem da Bolívia. Lá eles não têm o crime de receptação. Os bolivianos consideram quem compra veículo roubado terceiro de boa vontade e acabam estimulando o que consideramos aqui contra a lei”, afirmou a delegada.

Para quem foi notificado sobre a recuperação do veículo é preciso retirar sua propriedade em até 60 dias após notificação. Caso não sejam notificados, mais 60 dias serão disponibilizados e depois poderá acontecer um acordo para ir a leilão.

Agradecimento - “Quero agradecer e parabenizar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por meio dos deputados professor Rinaldo e Cabo Almi e a delegada Maria de Lourdes pelo excelente trabalho que têm prestado à população, digno de ser referência em MT e no Brasil com esta repatriação dos veículos. Volto para Cuiabá com a lista de motos e carros que foram recuperados”, disse o deputado de Mato Grosso, Emanuel Pinheiro.

Para o deputado Professor Rinaldo, é lamentável que ainda tenha alguém andando na contramão da história como o presidente da Bolívia, Evo Morales, legalizando carros roubados, "mas conseguimos revogar a lei 133 boliviana e conseguimos repatriar alguns destes veículos". “Estão todos de parabéns, mas mão podemos permitir que presidente nenhum venha criar lei tão nociva aos sul-mato-grossenses e brasileiros, deixando vítimas e até destruindo famílias. Trabalhamos na perspectiva que haja paz e justiça no nosso País”, explicou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.