Cavaleiros e amazonas são homenageados pela Assembleia

Imagem: Sessão solene para a entrega do prêmio Top MS Cavaleiro 2013 foi realizada no plenário.
Sessão solene para a entrega do prêmio Top MS Cavaleiro 2013 foi realizada no plenário.
12/11/2013 - 21:18 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A paixão dos sul-mato-grossenses por cavalos é manifestada nos enduros, cavalgadas e atividades esportivas de competição e de lazer. Do Árabe ao Pantaneiro, passando pelo Quarto de Milha e Mangalarga, todas as raças equinas são aceitas no mundo da montaria. Como forma de valorizar os grandes nomes do meio equestre do Estado, a Assembleia Legislativa realizou na noite desta terça-feira (12/11), sessão solene para a entrega do prêmio Top MS Cavaleiro 2013.

Proposta pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB), a solenidade busca a integração entre cavaleiros e amazonas das diversas modalidades equestres praticadas no Estado. Foram homenageadas 171 personalidades, nas seguintes categorias: Criadores Pioneiros, Novos Criadores, Pólo, Hipismo, Quarto de Milha, Laço Comprido, Patrões do Clube do Laço, Medicina Veterinária Equina, Cavalariço, Leiloeira, Imprensa e Assessoria, Equoterapia, Condutor Pantaneiro, Polícia Montada e Pesquisa.

As competições e o entusiasmo pelo ato de cavalgar mudaram o cenário. O cavalo de vitrine deixou de ser o foco, passando o holofote ao cavalo como montaria e companhia. De acordo com Marcio Fernandes, o agronegócio do cavalo movimenta R$ 7,5 bilhões e gera 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no campo e nas cidades. “Os números revelam que se trata de um setor extremamente importante para a economia, gerando negócios e vagas de trabalho. Em Mato Grosso do Sul existe um movimento organizado por categorias e federações. Sinto-me honrado em prestar homenagens às pessoas que fazem parte deste movimento importante para a economia do nosso Estado”, destacou o deputado.

Durante o evento, o que não faltaram foram belas histórias de amor e dedicação ao cavalo. “Os esportes equestres crescem a cada dia e, neste evento, podemos notar a importância do segmento. Na Acrissul [Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul] tive a oportunidade de implantar uma escola de equoterapia, onde passei momentos de grandes emoções. Não se trata apenas de tratamento multidisciplinar, o cavalo é uma ferramenta de educação e disciplina”, disse o criador Laucídio Coelho Neto, ex-presidente da instituição.

Para o presidente da Federação Estadual de Hipismo, Marcio Nina, o cavalo é uma extensão da vida do sul-mato-grossense. “No lombo de um cavalo, Mato Grosso do Sul foi formado. Portanto, esse animal faz parte da história do nosso povo. Este evento reconhece publicamente a ação daqueles que, no passado, ajudaram no nascimento dos esportes equestres”.

Segundo o presidente da Federação do Clube de Laço, atualmente são oito mil laçadores em MS. “A federação tem 30 anos de existência e é referência nacional. É com muita alegria que comemoramos a entrega deste prêmio que valoriza os grandes nomes do meio equestre do Estado”.

Abeldes Silva Rocha Júnior, presidente do CLC (Circuito de Laço Comprido), afirmou que o prêmio Top MS Cavaleiro 2013 vem coroar um importante segmento do Estado. “Tudo que não possui história não sabe de onde veio e nem para aonde vai. Esta solenidade vem homenagear aqueles que criaram este movimento em Mato Grosso do Sul e, acima de tudo, permite que olhemos para trás para construir o futuro”.

Desde 2011, o Dia do Laçador integra o calendário de eventos de Mato Grosso do Sul. A Lei 4.108, de autoria do deputado Marcio Fernandes, institui o dia 12 de novembro como data para a comemoração anual.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.