Assembleia mobiliza servidores para doação de sangue

Imagem: Servidores da Casa de Leis doam sangue na unidade móvel do Hemosul.
Servidores da Casa de Leis doam sangue na unidade móvel do Hemosul.
13/11/2013 - 09:20 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Anualmente, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Centro de Saúde, faz uma mobilização entre os servidores para incentivar a doação de sangue. O objetivo é aumentar o estoque do Hemosul, antecipando a possibilidade de baixas doações no período do Natal e Réveillon.

A unidade móvel do Hemosul está nesta quarta-feira (13/11), das 8h às 11h, no pátio da Casa de Leis. “No inverno, os estoques de sangue ficam baixos, como também acontece no Natal e Réveillon. Ao contrário da procura, que neste período aumenta em decorrência das festas e viagens. Por isso, toda campanha é importante para abastecer os estoques”, disse Joana Léa Rodrigues Monteiro, assistente social do Hemosul.

São nove anos que o Centro de Saúde mobiliza os servidores para a doação de sangue. “Nos primeiros três anos, um grupo de servidores era levado ao Hemosul. Há seis anos, a unidade móvel vem à Assembleia. A procura é grande e chegamos a abastecer 50 bolsas”, afirmou a diretora do Centro de Saúde, Fabrícia Rezende de Rezende.

Desde 2003, o servidor Roberto Teixeira dos Santos Junior é doador de sangue. Na Assembleia, faz questão de participar de todas as campanhas. “Meu lema é faça o bem sem olhar a quem. Doar sangue faz bem para o espírito. A sensação que tenho após a coleta é de dever cumprido”.

Ampliação da idade - O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que aumenta em dois milhões o público potencial de doadores. A atual faixa etária para doação é de 16 a 67 anos.

Por ano, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas, o que corresponde ao índice de 1,8%. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para doação de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). A expansão das idades mínima e máxima dos doadores possibilitará a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Ontem, o Ministério da Saúde publicou portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (Teste de Ácido Nucléico) em todas as bolsas de sangue coletadas no País, para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O exame reduz a chamada “janela imunológica” para a identificação mais rápida destes vírus.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.