Amor e caos em exposição da família de Conceição dos Bugres

Imagem: Obras de Katia D'Angelo mostram Conceição dos Bugres trabalhando.
Obras de Katia D'Angelo mostram Conceição dos Bugres trabalhando.
18/11/2013 - 17:19 Por: Paulo Fernandes    Foto: Paulo Fernandes

Exposição na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul mostra do caos do universo, na visão de Juan Angelo Antunes, à suavidade do amor das benzedeiras, nas obras de Ilton Silva. Em comum, o talento hereditário da família da saudosa Conceição dos Bugres.

Juan é filho de Ilton e de Katia D’Angelo e neto de Conceição Freitas da Silva - a escultora que transformou um sonho em “bugrinhos”, esculturas ícones de Mato Grosso do Sul.

A série de quadros Cores e Mitos, de Ilton Silva, dá nome à exposição com 20 telas. Segundo Juan, seu pai quis homenagear as benzedeiras com quem conviveu quando era jovem e trabalhava na colheita da erva-mate. “Ele quis mostrar o amor delas”, disse.

Também usando a técnica Acrílico Sobre Tela, Juan abusa do abstrato para retratar a sua visão de mundo. É uma arte bem diferente das feitas por Ilton e Katia, mas ele garante que a influência vem do patriarca da família. “A minha principal influencia é o meu pai, no modo de pensar, de ver a arte”, declarou.

Juan começou a pintar aos 17 anos. Chegou a sonhar em ser jogador de futebol. Na época, o pai dele até incentivou, mas o talento para as artes falou mais alto. “Um dia tinha uma tela em branco no atelier do meu pai. Eu pedi para pintar e ele gostou do que viu. Foi aí que tudo começou”, afirmou. “Eu tento transmitir o que penso da vida. Nesta série Padrões Caóticos, mostro que o universo é um caos, mas dentro dele tem um padrão”.

Já Katia D’Angelo usa a técnica óleo sobre tela para fazer a série Mulheres. Nas telas, Conceição aparece talhando os “bugrinhos” em pedaços de madeira.

Geraldo Espíndola, da Quiquiho Produções, responsável por trazer a exposição, vê nas artes de Ilton Silva, Katia D’Angelo e Juan Angelo Antunes o DNA de Conceição dos Bugres.

Ele contou que a exposição itinerante já fez sucesso em Ponta Porã e agora faz a sua estreia em Campo Grande. “Eu agradeço ao presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, pela oportunidade de expor aqui e espero que todos venham ver”, destacou.

Serviço - A exposição “Cores e Formas de Ilton Silva” foi aberta nesta segunda-feira e permanece até sexta-feira (22/11) no saguão da Casa de Leis. Ela pode ser conferida pelo público todos os dias, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.