Encontro da Agricultura Familiar Solidária é divulgado na ALMS

Imagem: Evento foi divulgado a deputados durante reunião no plenarinho.
Evento foi divulgado a deputados durante reunião no plenarinho.
19/11/2013 - 11:27 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Por intermédio da bancada do PT (deputados Laerte Tetila, Amarildo Cruz, Cabo Almi e Pedro Kemp), foi realizada na manhã desta terça-feira (19/11), no plenarinho Nelito Câmara, reunião para a divulgação do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá em Dourados nos dias 5 e 6 de dezembro, na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) local. A deputada Mara Caseiro (PTdoB) também participou.

Representantes do setor participaram da reunião, assim como o titular da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária) de Dourados, secretário Landmark Ferreira Rios. Ele disse que a agricultura familiar precisa ser debatida, pois há falta de políticas públicas para os agricultores familiares, o que faz com que muitos abandonem suas terras.

Conforme o deputado Laerte Tetila, líder do PT, a exigência da DAP (Declaração de Aptidão do Produtor), para que produtores da agricultura familiar tenham acesso a linhas de crédito, emperra o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul. “Quem não tem DAP é clandestino e fica impossibilitado de trabalhar em sua terra. Os pequenos produtores enfrentam muitos problemas”.

Na opinião do deputado Pedro Kemp, 2º secretário da Assembleia Legislativa, o setor da agricultura familiar necessita de apoio, principalmente de políticas públicas. “Faltam investimentos e se não houver políticas públicas, fica difícil para os agricultores trabalharem. Muitos abandonam suas terras e desistem de trabalhar”.

Já o deputado Cabo Almi, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, entende que entre a prática e o discurso há uma enorme distância, pois existem muitas propostas, mas poucas são cumpridas. Amarildo disse que a União tem um papel fundamental nesta realidade e precisa incentivar os produtores.

Para Mara Caseiro, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) precisa trabalhar cada vez mais para fixar os trabalhadores rurais no campo, e não promover desapropriações de terras de quem está produzindo honestamente.

Programação - Na programação do evento estão inclusas várias palestras e oficinas, como “Avanços e as novas perspectivas para a agricultura familiar em MS”, proferida por João Batista dos Santos, delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário; “Boas práticas de manejo na piscicultura”, com a professora Marcia Russo, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); “Reestruturação de cadeias produtivas da agricultura familiar voltada para a comercialização institucional”, com o senador Delcídio do Amaral (PT), entre outras.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas na Semafes pelos telefones (67) 3411-7299, 3411-7797 ou 9646-6767 (Kallen) ou por através dos e-mails semafes@dourados.ms.gov.br e kallencris@hotmail.com.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.