Pedro Kemp faz reflexão sobre intolerância e preconceito racial

Imagem: Segundo Kemp, em MS o índice de homicídios de pessoas negras é 47,6% maior do que na população não negra.
Segundo Kemp, em MS o índice de homicídios de pessoas negras é 47,6% maior do que na população não negra.
20/11/2013 - 11:58 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Comemorado nesta quarta-feira (20/11), data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra deve ser dedicado à reflexão sobre políticas públicas efetivas que garantam a igualdade de direito real aos negros. Na tribuna, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) destacou a importância em discutir a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade.

Em Mato Grosso do Sul, o índice de homicídios de pessoas negras é 47,6% maior do que na população não negra, chegando a 31 mortes a cada 100 mil habitantes. É o que revela a pesquisa “Vidas Perdidas e Racismo no Brasil”, realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“Isso demonstra que a população negra é mais vitimada pela violência do que a população não negra. A pesquisa conclui que a cor da pele aumenta a vulnerabilidade dos negros, que correm 8% mais chance de se tornarem vítimas de homicídio do que o homem branco, ainda que nos mesmos níveis de escolaridade e socioeconômico”, informou.

Segundo o parlamentar, a cada três mortes violentas no Brasil, duas são contra negros. “A expectativa de vida da população negra é menor que a da não negra. Devemos desvelar a realidade da violência e da desigualdade racial existente no Brasil. Também parar com o discurso da igualdade formal, que camufla a realidade alarmante. Esse dia 20 de novembro é de reflexão e luta pela democracia racial”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.