Corrêa propõe audiência para discutir Hidrovia do Paraguai

Imagem: Conforme o parlamentar, Hidrovia aumentará o escoamento da produção de MS.
Conforme o parlamentar, Hidrovia aumentará o escoamento da produção de MS.
26/11/2013 - 14:45 Por: Edilene Borges    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Corrêa propôs hoje (26/11), durante a sessão na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para discutir a Hidrovia do Rio Paraguai, um dos mais importantes eixos continentais de integração política, social, econômica e um modal essencial para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

A Hidrovia é um dos 300 eixos que foram apontados pelo Projeto Centro-Oeste Competitivo como eixos que necessitam de investimentos em infraestrutura. O Cetro-Oeste Competitivo é composto por um levantamento sobre os problemas logísticos enfrentados pela região Centro-Oeste e propõe alternativas para resolver os gargalos e fomentar o desenvolvimento e a competitividade locais, bem como a geração de emprego e renda.

O projeto é uma parceria entre os governos estadual e federal e foi encomendado pela Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul) e pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e apresentado ontem durante evento na Casa da Indústria.

Presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia, o deputado estadual Paulo Corrêa afirmou hoje em seu pronunciamento, que vai desenvolver ações em parceria com os outros parlamentares da Casa de Leis para contribuir com a definitiva resolução dos problemas logísticos e de infraestrutura apontados pelo Centro-Oeste Competitivo e destacou a importância da Hidrovia do Paraguai e a duplicação da BR-163.

“Ficaram claros os gargalos de Mato Grosso do Sul e eu parabenizo a Famasul e a Fiems, porque mostraram com dados os problemas do nosso Estado. A duplicação da 163, a questão dos portos e a Hidrovia do Paraguai são alguns dos gargalos que se resolvidos vão reduzir em pelo menos 30% os problemas de Mato Grosso do Sul”, disse.

O parlamentar propôs ainda uma reunião na Assembleia entre os deputados e o diretor da Macrologística, Olivier Girard, que apresentou o projeto Centro-Oeste Competitivo. “É um estudo de logística muito aprofundado e que precisamos discutir com mais calma”, justificou.

A audiência pública para discutir os investimentos e os benefícios da Hidrovia do Paraguai deve acontecer no início de 2014.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.