Alunos da Escola Henrique Ciryllo participam de ato cívico na AL

Imagem: Estudantes hastearam as três bandeiras em frente à Assembleia Legislativa.
Estudantes hastearam as três bandeiras em frente à Assembleia Legislativa.
03/12/2013 - 09:20 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Educar para a cidadania e estimular a participação cívica e política são propostas do programa Conhecendo o Parlamento. Com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, toda primeira terça-feira de cada mês, estudantes sul-mato-grossenses têm oportunidade de visitar a Assembleia Legislativa e conhecer as funções dos deputados. Na manhã de hoje (3/12), os alunos da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa participaram do ato cívico.

“Hoje encerramos as atividades do programa Conhecendo o Parlamento deste ano. Celebramos o sucesso do projeto e o alcance que obteve. Centenas de jovens tiveram a oportunidade de entender o significado do mandato parlamentar e o processo de funcionamento do Legislativo, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos sul-mato-grossenses. Sementes de patriotismo foram lançadas e acreditamos que atingirão milhares de pessoas dentro e fora das escolas”, disse a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, professora Clarice Maciel.

O comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general de Exército João Francisco Ferreira, destacou a importância do projeto. “O Exército Brasileiro tem a honra de participar de atividades cívicas como esta. Ao longo de cinco séculos, gerações e gerações foram construindo a nossa nacionalidade. Essa edificação continua, no dia a dia, com a participação de todos, na valorização dos símbolos nacionais e no amor à pátria”, declarou.

Para a diretora da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, Ana Maria Gasparini, o programa Conhecendo o Parlamento tem despertado a conscientização de valores. “É uma forma de resgatar a cidadania, promover o patriotismo e a conscientização dos valores morais”.

A cerimônia também contou com a presença do juiz Olivar Augusto Coneglian, do deputado Professor Rinaldo (PSDB) e da professora Fátima Aparecida de Carvalho, representando a Secretaria de Estado de Educação.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.