Deputados repudiam decisão de juíza de suspender leilão

Imagem: Deputados Marcio Monteiro, Mara Caseiro e Zé Teixeira ocuparam a tribuna para falar sobre o assunto.
Deputados Marcio Monteiro, Mara Caseiro e Zé Teixeira ocuparam a tribuna para falar sobre o assunto.
05/12/2013 - 11:11 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados Marcio Monteiro (PSDB), Mara Caseiro (PTdoB) e Zé Teixeira (DEM) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5/11), para repudiar a decisão da Justiça Federal de suspender o Leilão da Resistência - organizado por produtores rurais para arrecadar dinheiro e garantir a defesa das suas terras.

Monteiro declarou que os proprietários rurais são legalistas e querem apenas defender as propriedades que foram adquiridas de boa fé. “A classe produtora vai se mobilizar não para promover conflito, mas para se defender e o leilão viria para garantir a segurança da propriedade e de quem mora nela”, argumentou o deputado.

Mara Caseiro opinou que o leilão garantiria direitos dos produtores rurais. “Queremos a garantia de um direito que o governo federal deveria nos dar, da propriedade, e também segurança e paz”, disse.

Indignado, Zé Teixeira lembrou que dezenas de terras estão invadidas por índios em Mato Grosso do Sul e declarou que hoje existe “baderna, desordem e desobediência civil” no Brasil.

A juíza da 2ª Vara Federal, Janete Lima Miguel, concedeu liminar na tarde de ontem (4/12) atendendo reivindicação dos movimentos sociais, que alegaram o acirramento do clima de violência no campo.

Com o dinheiro arrecadado seriam contratados seguranças para proteger as propriedades rurais de possíveis invasões indígenas. Mato Grosso do Sul vive um clima de tensão por conta da indefinição das demarcações de terras para ampliação das aldeias indígenas. Confinados em pequenas áreas, índios, principalmente da etnia Guarani-Kaiowá, reivindicam a ampliação de suas terras.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.