Assembleia homenageia judocas de MS com diploma ‘Arigato’

Imagem: Judocas são homenageados pelo deputado Marcio Fernandes.
Judocas são homenageados pelo deputado Marcio Fernandes.
05/12/2013 - 20:38 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Roberto Higa

A noite desta quinta-feira (5/12) foi de festa na Assembleia Legislativa, onde 191 pessoas ligadas ao esporte receberam o diploma “Arigato Judô”, por proposição do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB). O evento foi realizado no plenário Deputado Júlio Maia.

A homenagem, segundo o parlamentar, é uma forma de agradecer àqueles que contribuíram de alguma maneira com o desenvolvimento do judô no Estado. “É uma satisfação poder homenagear esses atletas e ex-atletas que tanto fizeram por esse esporte no Estado. O judô é um dos mais completos esportes que existem, que atua não apenas como atividade física, mas ajuda na formação da pessoa, para toda a vida”, afirmou.

Foram homenageados senseis, dirigentes de clubes, presidente e ex-presidentes da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul e atletas de diversas categorias do esporte. Para o presidente da Federação de Judô de MS, Marcos Antônio Moura Cristaldo, a homenagem é importante não apenas para os judocas, mas também para toda a entidade. “Uma justa homenagem a quem ajudou a construir o esporte no Estado e a quem ainda continua trabalhando para levar o nome do nosso Estado ao país e ao mundo. Hoje somos mais de 10 mil praticantes do judô em MS e um momento como este ajuda a fortalecer a categoria”, disse.

O judoca Diego Catan, um dos homenageados da noite, disse que a sensação com a honraria é de missão cumprida. “É um reconhecimento a todo um trabalho desenvolvido em função do esporte. Tudo que eu sou hoje, minha formação profissional, minhas relações de amizade, meus princípios éticos, devo ao judô. E estar aqui hoje, recebendo essa homenagem, é muito gratificante. Uma sensação de ter feito algo bom por esse esporte que amo, de dever cumprido”, concluiu.

O esporte- Criado no Japão em 1882, o judô é considerado referência para a disciplina, autocontrole e respeito. A arte marcial tem o poder de transformar vidas, através dos benefícios não só do esporte, como também os valores ensinados no tatame. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura declarou o judô melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de 4 a 21 anos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.