Legislativo promove capacitação de deputados estudantes

Imagem: Na abertura da capacitação, juiz do TRE fala sobre cidadania.
Na abertura da capacitação, juiz do TRE fala sobre cidadania.
09/12/2013 - 09:44 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet promove, de 9 a 13 de dezembro, o curso de capacitação dos deputados estudantes. Realizado desde 2007 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Parlamento Jovem propicia aos alunos do ensino médio um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo, o funcionamento da Casa de Leis e a importância da participação política numa sociedade democrática.

As atividades de capacitação acontecem das 8h às 17h. Nesta segunda-feira, o 1º secretário Antônio Carlos Arroyo (PR), autor da Resolução que criou o Parlamento Jovem, deu as boas vindas aos novos deputados estudantes e suplentes, eleitos entre alunos do 1º e 2º anos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Campo Grande. Nesta 4ª edição, mais de 6.000 estudantes participaram da eleição.

“Este é um projeto que deu certo. Mais do que fazer o Parlamento Jovem, o importante é abrir as portas da Assembleia para que os jovens conheçam todos os caminhos até uma lei ser sancionada ou promulgada e como funcionam as comissões temáticas permanentes. Algumas pessoas possuem uma visão distorcida que a Assembleia funciona somente nas sessões ordinárias, quando, na verdade, as sessões ordinárias são o fechamento de uma votação. Por isso, é necessário que o jovem venha conhecer o funcionamento do Legislativo”, afirmou Arroyo.

Em sua participação na abertura do curso, a diretora da Escola do Legislativo, professora mestre Clarice Maciel, relembrou as experiências acumuladas nas outras edições. “Os deputados estudantes saem com a visão do que podem fazer pela sociedade. O Parlamento Jovem tem contribuído para a formação política dos jovens sul-mato-grossenses. Durante essa semana de capacitação, os estudantes eleitos terão oportunidade do conhecimento, inclusive com visitas aos departamentos e gabinetes”, destacou.

Pela manhã, o juiz Elton Luís Nasser de Mello, vice-diretor da Escola do Judiciário, fez uma palestra com o tema Cidadania, Ética e a Importância do Voto. “A reflexão sobre cidadania, conduta ética e voto assume uma relevância decisiva na escolha de um representante, enquanto parte integrante de atores sociais coletivos”, disse o juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

No período vespertino, o advogado Alex de Oliveira Gonçalves irá debater sobre o Regimento Interno da Casa de Leis. Amanhã, às 9h, o psicólogo Gilberto Mattje, autor do Livro Tosco, fará uma palestra sobre “Minhas escolhas decidem meu futuro”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.