Assembleia homenageia pessoas de reconhecida atuação em MS

Imagem: Sessão solene foi realizada na noite desta segunda-feira.
Sessão solene foi realizada na noite desta segunda-feira.
16/12/2013 - 20:38 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Por proposição dos deputados Osvane Ramos (Pros) e Lidio Lopes (PEN), a Assembleia Legislativa homenageou, nesta segunda-feira (16/12), personalidades de reconhecida atuação em Mato Grosso do Sul nas mais diversas áreas. O palco da sessão solene de outorga de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e de Comenda do Mérito Legislativo foi o plenário Deputado Júlio Maia.

Com o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense foram homenageados o advogado Alexandre Bastos e Valdir Rodrigues da Silva, por proposição de Osvane; e Maria Luisa Marques Oliveira Robaldo, Sérgio Roberto Mendes e Walberto Laurindo de Oliveira, por indicação de Lidio.

Já o craque Jean Raphael Vanderlei Moreira recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, das mãos de Osvane Ramos, enquanto Hélio Marinho de Oliveira Filho e Odair Santos de Oliveira foram homenageados pelo deputado do PEN.

“O histórico desses meus três homenageados [leia-se Alexandre Bastos, Valdir Rodrigues da Silva e Jean] é de uma vida de luta. São pessoas de famílias humildes e que chegaram ao sucesso com muito trabalho e apoio da família. É o caso do Valdir, dogueiro, que tem um belo histórico. Alexandre tem um currículo na área judicial impecável e o Jean nos brinda com um lindo futebol, admirado em todo o mundo”, disse Osvane.

Lidio Lopes também destacou as qualidades dos seus homenageados. “São pessoas que contribuem de maneira essencial para o Estado. Conheço-os há muitos anos. Eles têm um histórico de vitórias e estão sendo reconhecidos por isso”, afirmou.

Para o advogado Alexandre Bastos, a homenagem é um motivo de orgulho. “Para quem não é daqui, o título de cidadão sul-mato-grossense preenche um espaço no coração. Faltava esse laço cívico. É um motivo de orgulho”, declarou. Ele mora há mais de 30 anos em Mato Grosso do Sul. “Cresci junto com o Estado”, acrescentou.

Morando em Mato Grosso do Sul desde 1983, a especialista em Educação Maria Luisa Marques Oliveira ficou surpresa e lisonjeada com a homenagem. “Eu não esperava. Foi uma surpresa. Deve ser um reconhecimento pelo meu trabalho. É uma homenagem muito chique, muito honrosa”, declarou. “Eu era sul-mato-grossense de fato, agora sou de direito”.

Conheça os homenageados

Graduada em Pedagogia e em Direito, Maria Luisa Marques Oliveira Robaldo é funcionária pública, especialista em educação e presidente do Conselho Estadual de Educação.

Nascida em Bebedouro (SP), em 27 de Janeiro de 1957, ela tem dupla nacionalidade. Maria é naturalizada portuguesa.

A especialista em educação é casada com José Carlos de Oliveira Robaldo, mãe de Lorena Marques de Oliveira Robaldo e Caio Marques de Oliveira Robaldo.

O advogado Alexandre Aguiar Bastos é filho de Ruth de Aguiar Quina e Antonio Souza Bastos, o famoso Toninho do Rádio, baiano que cativou muitas pessoas em Mato Grosso do Sul.

Apesar de ter nascido em São Paulo, ele construiu sua vida e carreira em Mato Grosso do Sul. Alexandre Bastos formou-se em Direito pela Fucmat (1994), fez pós-graduação em Direito Constitucional (PUC/ESA) e é especialista em Direito Tributário (IBET).

Ele é um advogado de grande renome no Mato Grosso do Sul, conhecido principalmente pela sua atuação em grandes causas de Direito Público – Tributário. Ele foi conselheiro estadual da OAB de Mato Grosso do Sul durante o biênio de 2001-2003.

Em 2006, sagrou-se Presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB de Mato Grosso do Sul, mandato que durou até 2012. Já em 2010 tornou-se Membro da Comissão Nacional de Exame de Ordem e foi indicado pela OAB de Mato Grosso do Sul para compor a lista tríplice do TSE, tornando-se Juiz Eleitoral Substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, biênio 2010-2012.

Valdir Rodrigues da Silva é o vendedor de cachorro-quente mais famoso de Campo Grande. Há 18 anos ele vende lanches em seu trailer, na frente da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

O parananse Walberto Laurindo de Oliveira nasceu em 5 de junho de 1964. Filho de Ismael Laurindo de Oliveira e Thereza Nery de Oliveira, ele é casado com Ivone Celeste Marcolino Laurindo e é pai de três filhos.

Walberto é superintendente regional do HSBC em Mato Grosso do Sul. Ele é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing.

Iniciou sua carreira bancária ainda adolescente, aos 14 anos, no ano de 1979 no cargo de contínuo, no antigo Banco Bamerindus, em Iguatemi, e foi transferido para Campo Grande no ano de 1982, para ocupar o cargo de caixa.

Recebeu o prêmio "Crème de la Crème", no ano de 2000, na Europa, e em 2003, nos Estados Unidos.

Jean, hoje no Fluminense, é filho de Moisés Moreira da Cunha e Marilene Vanderlei dos Santos Moreira, funcionária efetiva da Assembleia Legislativa.

A carreira dele teve início na Escola Pelezinho, em 1993, na Capital de Mato Grosso do Sul, aos 7 anos, incentivado pela mãe, que nunca o deixou desistir da profissão de jogador de futebol.

Desde a infância sempre foi destaque, jogou no Dom Bosco, no Colégio ABC e ganhou vários títulos. Aos 10 anos foi para o Esporte Clube Comercial e também teve trajeto vitorioso, sendo campeão estadual. Jean jogou ainda pelo Operário e foi vice-campeão estadual Sub-20, aos 15 anos.

Em 2002, foi aprovado para jogar na categoria de base do São Paulo, onde profissionalizou-se. No ano seguinte foi emprestado ao América de São José do Rio Preto, em 2007 foi emprestado ao Marília, e em 2008 ao Penafiel, de Portugal.

Conseguiu ser titular pelo São Paulo em seu retorno ao País, sagrando-se campeão brasileiro em 2008 (além de ser indicado ao prêmio de revelação do campeonato).

Em janeiro de 2012 transferiu-se para o Fluminense, onde foi campeão da Taça Guanabara (2012), do Campeonato Carioca (2012), campeão brasileiro (2012) e recebeu os prêmios de melhor segundo volante do Campeonato Brasileiro 2012 e Carioca 2013.

Foi várias vezes convocado para a Seleção Brasileira e sagrou-se campeão do Superclássico das Américas (2012) e da Copa das Confederações (2013).

Hélio Marinho de Oliveira Filho é casado e pai de dois filhos. Ele é formado em Administração Pública e Direito, pela UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), pós-graduado em Auditoria e Gerencia Contábil (2002) e mestre em Comércio Exterior (2004).

No currículo dele consta a experiência profissional de ter feito parte das Operações Especiais de Resgates Aéreos da Força Aérea Brasileira (1984-1992), ter sido auditor da Receita Federal do Brasil (2007) e ter participado da Diretoria de Repressão ao Crime Organizado.

Atualmente ele ocupa o cargo de Fiscal de Rendas do Estado. Ele já foi chefe de Núcleo, julgador de 1ª Instância, membro de equipe de planejamento estratégico e orientador de curso de formação na área tributária.

Hélio Marinho de Oliveira Filho chegou a Mato Grosso do Sul em janeiro de 1984. Ele trabalhou em diversas cidades do Estado como Dourados, Mundo Novo, Maracaju, Aquiduana, Miranda, Corumbá, Ponta Porã, Bonito e Jardim.

Odair Santos de Oliveira nasceu em 5 de novembro 1972. Ele é casado com Adriana Rosalba Bortone, filho de José Alves de Oliveira e Rosália Santos de Oliveira. Ele é diretor financeiro da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e seu trabalho contribui para o crescimento do Estado.

Sérgio Roberto Mendes foi prefeito de Sete Quedas por três mandatos consecutivos. Ele foi idealizador de alguns dos maiores projetos estruturantes já realizados naquela cidade. Responsável pela construção de escolas e creches, Sérgio Mendes teve ações focadas nas áreas de Educação e Saúde.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.