Deputados estudantes são empossados na Assembleia

Imagem: Deputados estudantes foram empossados na manhã desta sexta-feira no plenário Júlio Maia.
Deputados estudantes foram empossados na manhã desta sexta-feira no plenário Júlio Maia.
21/02/2014 - 10:12 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Eles são 21 estudantes que vivem o sonho de milhares de jovens sul-mato-grossenses. Em suas mãos está a responsabilidade de representar a sociedade e estimular o debate e senso crítico da população. Sob os olhos atentos dos familiares e amigos, esses jovens foram empossados deputados estudantes, eleitos para a 4ª edição do Projeto Parlamento Jovem. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (21/2), no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa.

Durante a sessão solene de posse, Amanda Hellen Pereira Delgado, Amanda Watanabe Lopes Carvalho, Ana Cláudia de Brittes, Bianca Espinosa dos Santos, Carlos Henrique dos Santos Justino, Daniel Henrique de Menezes, Danielly Almeida Lima, Danilo Erly Achucarro Nogueira, Eliane Fraulob Mattos, Hevelyn Cristina dos Santos da Silva, Frabício Alves Santana de Carvalho, Gabriel Oliveira Simão, Giovanna Martins Araújo de Oliveira, Izabelly da Silva Rezende, João Paulo dos Santos Oliveira, João Victor Maciel de Almeida Aquino, Letícia Castro Alves, Lucas Villa Real Silva, Neldo Peters Junior, Rebecca Rieger Soares e Ricardo Matheus de Palma Oliveira assumiram o compromisso de desempenhar fiel e lealmente o mandato de deputado estudante, de guardar a Constituição Federal e Constituição Estadual e de servir a pátria, promovendo o bem geral do Estado.

Coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o Parlamento Jovem segue os mesmos ritos das sessões ordinárias realizadas pelos deputados estaduais. “Visamos a formação política e possibilitamos aos jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. As proposições apresentadas pelos deputados estudantes podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais e até se tornarem leis. É uma oportunidade de reflexão, um novo olhar para a sociedade”, disse a professora Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo.

Por muitos anos, os jovens se tornaram resistentes aos políticos e as ideologias partidárias. Para o atual presidente do Parlamento Jovem, Danilo Erly, o projeto desperta uma nova consciência política. “Os jovens optaram em estar longe do cenário político, mas, depois das mobilizações que aconteceram pelo país no ano passado, houve um despertar. O Parlamento Jovem nos possibilita uma consciência e formação política”, afirmou o presidente.

A deputada Mara Caseiro comemorou a participação de dez meninas na 4ª edição do Projeto Parlamento Jovem. “Quase igualamos ao número de meninos nesta edição. Isso é um reflexo de como será o futuro político. A ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão política garante um país mais justo e humano”, destacou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.