Marcio Monteiro repercute 20 anos de criação do Plano Real

Imagem: Monteiro afirmou que o Plano Real foi um divisor de águas na economia brasileira.
Monteiro afirmou que o Plano Real foi um divisor de águas na economia brasileira.
25/02/2014 - 12:54 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Nesta manhã, o Congresso Nacional realizou sessão solene para comemorar os 20 anos de lançamento do Plano Real. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Marcio Monteiro (PSDB) repercutiu o evento e fez uma breve retrospectiva sobre a implantação da moeda no Brasil.

Segundo Monteiro, o Plano Real foi lançado numa época em que a inflação corroía o salário dos trabalhadores. “Vale ressaltar que foi o maior plano de inserção social que o Brasil já teve”, avaliou.

Monteiro também ressaltou na tribuna, durante as explicações pessoais, que se não fosse o Plano Real, seria necessária a criação de mais programas sociais como, por exemplo, o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, devido à inflação. “Então, hoje, quero enaltecer a importância desse plano econômico que garantiu uma referência à moeda brasileira”.

Ainda na tribuna, o tucano frisou que a estabilidade econômica de um país não é só garantida por meio de uma moeda forte, mas também através da expectativa positiva da população em relação a essa economia. “Temos vivenciado várias crises mundiais e o Brasil continua firme com sua moeda. O Plano Real foi um divisor de águas na nossa economia”, concluiu.

Lançado em 27 de fevereiro de 1994, no governo de Itamar Franco, o Plano Real configurou um amplo programa de estabilização econômica, cujo principal objetivo foi controlar a hiperinflação que vinha assolando o país. Entre outras medidas, criou a URV (Unidade Real de Valor), moeda virtual que serviu para a transição entre o Cruzeiro Real e o Real.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.