Livro Forte de Coimbra é doado à Biblioteca do Legislativo

Imagem: Obra retrata os 239 anos de história do Forte Coimbra.
Obra retrata os 239 anos de história do Forte Coimbra.
26/02/2014 - 11:34 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os 239 anos de história do Forte Coimbra resultaram em uma bela obra literária. Denominado “Forte de Coimbra – Uma Fortaleza no Pantanal”, o livro foi doado à Biblioteca do Legislativo e aos 24 deputados estaduais. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26/2), o coronel Valdenir de Freitas Guimarães, assessor cultural do CMO (Comando Militar do Oeste), usou a tribuna para destacar a importância da obra.

“Apesar de um patrimônio histórico e cultural de evidente magnitude e do relevante papel que desempenhou na configuração de nossas fronteiras, o Forte Coimbra ainda é pouco conhecido. Por isso, surgiu a ideia da obra que aborda a história e a tradição que envolvem esta singular fortaleza”, destacou o militar.

São dez capítulos que compõem o livro. Pantanal, Rio Paraguai, vida animal, flora, clima, populações indígenas, ataques territoriais, armamentos e serviços prestados pelo Exército são alguns dos temas tratados no exemplar.

“Trata-se de um livro institucional e não será vendido em livrarias. A tiragem é destinada a autoridades, universidades, escolas civis e militares e bibliotecas. Agradecemos a Assembleia pela divulgação desta importância obra para Mato Grosso do Sul”, encerrou.

No acervo da Biblioteca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul estão as leis e decretos sancionados e publicados no Diário Oficial desde a divisão do Estado. Além disso, possui mais de quatro mil livros nas áreas de Direito e Política, literatura brasileira, americana, francesa e revistas.

A biblioteca funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está aberta ao público para consulta local. A unidade aceita doações de livros e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3389-6246.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.