Seminário dos Vereadores é modelo para Assembleias do País

Imagem: Décima edição do Seminário de Vereadores foi aberta hoje na ALMS.
Décima edição do Seminário de Vereadores foi aberta hoje na ALMS.
20/03/2014 - 11:24 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Foi aberta nesta quinta-feira (20/3), a 10ª edição do Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assembleia Legislativa, sob a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. De acordo com a ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), o evento é modelo para os demais estados brasileiros.

Durante a solenidade, o presidente da ABEL, Florian Augusto Coutinho Madruga, recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB). “Por 10 anos consecutivos, com eficiência e dinamismo, Florian promoveu o aperfeiçoamento das atividades legislativas, sendo um grande parceiro nos eventos educativos de formação, capacitação e qualificação dos nossos servidores”, justificou Jerson.

A ABEL é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste as escolas dos Tribunais de Contas.

“Desde que recebi a notícia sobre a outorga do Título de Cidadão fui tomado pela emoção. Há 11 anos, iniciamos em Brasília o mais exitoso projeto do Poder Legislativo Brasileiro ao criar a ABEL, com a finalidade de implantar Escolas de Governo na administração pública para profissionalizar os serviços prestados pelos servidores dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Hoje, são mais de 100 Escolas do Legislativo e de Contas em todas as unidades da Federação”, afirmou Florian.

Em 2004, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul criou a Escola do Legislativo Ramez Tebet. Com 10 anos de existência, é considerada modelo. “Quero destacar a realização do Seminário de Vereadores, uma referência para as demais assembleias. A cada ano aumenta o número de vereadores participantes e os temas abordados são da maior importância para atividade parlamentar. No Brasil, é o maior em números de edição e que reúne mais vereadores”, observou Florian.

Atual diretora da Escola do Legislativo Ramez Tebet, a professora Clarice Maciel afirmou que o foco é desenvolver uma cidadania Legislativa, de difusão de conhecimento e integração entre os Poderes. “São inúmeras as conquistas e nossos servidores são comprometidos com os cidadãos e conscientes do seu papel”, disse Clarice.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.