Seminário de Vereadores debate segurança e orçamento

Imagem: Wantuir Jacini e vereador campo-grandense Mario Cesar palestraram no seminário que ocorre na ALMS.
Wantuir Jacini e vereador campo-grandense Mario Cesar palestraram no seminário que ocorre na ALMS.
21/03/2014 - 10:26 Por: Nathália Barros e Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

No segundo dia do X Seminário de Vereadores, parlamentares municipais das 79 cidades de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de aprender mais sobre segurança pública na palestra ministrada pelo secretário que representa a pasta no Estado, Wantuir Jacini, e sobre orçamento com o vereador Mario Cesar (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande.

Iniciando as atividades, Wantuir Jacini falou sobre a política pública de enfrentamento à criminalidade, adotada pelo Estado nos últimos sete anos. “As ações aplicadas nessa gestão levaram Mato Grosso do Sul a sair do décimo quinto lugar no ranking das cidades brasileiras mais seguras para o terceiro lugar”, declarou.

Ainda conforme Jacini, Mato Grosso do Sul conta com um sistema, denominado Inteligência Virtual, que reúne os boletins de ocorrência registrados em todos os municípios do Estado. “Com esse mecanismo, conseguimos traçar um diagnóstico dos problemas de cada cidade e desenvolver ações para garantir uma segurança de qualidade”, explicou.

Para ele, o seminário promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet é uma oportunidade para que os vereadores entendam o papel de cada esfera do Poder na promoção da segurança pública.

“Não são apenas as polícias que promovem a segurança da população. Os municípios, garantindo iluminação pública, limpeza dos terrenos baldios, além de ações de acolhimento e ressocialização de dependentes químicos e adolescentes em descumprimento com a lei, também contribuem para a segurança”, informou o secretário.

Orçamento - Funcionário público concursado da prefeitura de Campo Grande, Mario Cesar é pós-graduado em Direito Tributário. Ele atuou na função de auditor fiscal de tributos municipais e exerceu cargo de diretor-executivo na Secretaria Municipal de Receita. No seminário, o vereador abordou o tema Orçamento Público na Visão do Legislador.

“Pretendo falar sobre os dois lados, uma vez que o Executivo elabora o orçamento e o Legislativo aprova. Legalidade, orçamento, prazos, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias são assuntos que os vereadores precisam compreender. O Executivo define as prioridades e metas a serem atingidas em um ano. Durante o trâmite no Legislativo, os vereadores podem apresentar as emendas. É aí que entram os anseios e desejos da população. O vereador entende a necessidade e, por isso, defendemos um orçamento participativo”, destacou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.