Seminário defende políticas públicas para as mulheres

Imagem: Evento contou com a participação de Marisa Serrano, Mara Caseiro e Clarice Maciel.
Evento contou com a participação de Marisa Serrano, Mara Caseiro e Clarice Maciel.
21/03/2014 - 17:35 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Okamura

Com a realização do I Encontro das Vereadoras Sul-Mato-Grossenses, o X Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul chegou ao fim, nesta sexta-feira (21/3), na Assembleia Legislativa. No encontro foi discutida a participação feminina na política e as políticas públicas para as mulheres.

Para a 3ª vice-presidente da ALMS, deputada Mara Caseiro (PTdoB), a participação das mulheres na política ainda é muito tímida. Ela defende que seja garantido em lei não apenas a cota mínima de 30% das candidaturas para cada gênero, mas também a participação das mulheres nos assentos dos parlamentos.

Essa necessidade, segundo ela, decorre do fato de os partidos ainda não darem as mesmas condições para as mulheres disputarem as eleições.

Quando essa desigualdade de gênero não está presente, as mulheres conseguem ocupar o mesmo espaço dos homens. “Na eleição para os deputados estudantes, por exemplo, foram 11 deputados eleitos e 10 deputadas. Quase igual”, exemplificou.

A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, professora mestra Clarice Maciel Sousa Chaves, explicou que o objetivo do I Encontro das Vereadoras foi de colocar mais mulheres na política e nas discussões das políticas públicas. “Muitos municípios não têm políticas públicas direcionadas para as mulheres”, contou.

Ela destacou que o Seminário de Vereadores foi uma grande oportunidade para formar e informar os parlamentares de primeiro mandato sobre as políticas corretas de gestão e o papel de cada um dos Poderes.

Já a conselheira do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, falou sobre a importância das Câmaras acompanharem a aplicação dos recursos referentes à educação.

Levantamentos feitos pelo TCE mostram a eficiência da educação nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Um deles trata da relação de gasto aluno/ano e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Gastos em Educação). Já outro levantamento mostra que 33.668 alunos reprovaram ou abandonaram escolas das redes municipais em MS em 2012, gerando um prejuízo de R$ 169,508 milhões. “O TCE fez uma radiografia de todos os municípios”, explicou a conselheira.

Marisa Serrano também defendeu uma maior participação feminina na política. “A mulher tem outra forma de entender o mundo”, frisou. A conselheira é professora formada em Letras e Pedagogia. Ela foi secretária do Estado de Educação, vereadora, deputada federal por dois mandatos, vice-prefeita de Campo Grande e senadora por Mato Grosso do Sul.

Realizado sob coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o evento contou com o apoio e parceria do Senado Federal, ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), Interlegis, UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo), TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado); MPE/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), EJE (Escola Judiciária Eleitoral) e Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.