Deputados criam comissão para auxiliar projeto do Senado

Imagem: Deputados criam comissão especial para debater projeto do Senado a respeito da proteção do bioma Pantanal.
Deputados criam comissão especial para debater projeto do Senado a respeito da proteção do bioma Pantanal.
01/04/2014 - 12:20 Por: Nathália Barros    Foto: Giuliano Lopes

Durante a sessão plenária desta terça-feira (1/4), uma comissão especial foi criada para acompanhar e apontar sugestões ao PLS (Projeto de Lei do Senado) 750/11, do senador Blairo Maggi (PR-MT), presidente da Comissão de Meio Ambiente.

A iniciativa foi tomada após a realização da audiência pública, presidida pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), ontem, na Casa de Leis, que debateu as “Políticas de gestão e proteção do bioma Pantanal”. Na oportunidade, o projeto que tramita no Senado e busca regular a exploração da biodiversidade no Pantanal brasileiro, foi apontado como imperfeito.

Entre os pontos questionados, está o que determina a suspensão da pesca por cinco anos. Para os parlamentares estaduais a medida pode prejudicar a atividade de quem necessita da prática para sobreviver, além de interferir negativamente no desenvolvimento do comércio das regiões que encontram na pesca a vocação econômica.

Mato Grosso do Sul é detentor de mais de 80% do bioma, sendo que 25% do território sul-mato-grossense são tomados pelo Pantanal. “Precisamos preservar este tesouro natural. Por isso o projeto tem que ser debatido”, defende o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB).

Ainda durante a sessão, alguns nomes foram indicados para compor a comissão.

Representando o PR o deputado estadual Paulo Corrêa será o titular, acompanhado de Londres Machado, indicado como suplente.

O PMDB indicou Eduardo Rocha como titular e o deputado Maurício Picarelli como suplente.

Marcio Monteiro foi o indicado do PSDB para ser o titular e Dione Hashioka a suplente. Pelo Pros, Osvane Ramos o titular, e Lauro Davi o suplente.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.