ALMS comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Imagem: Sessão solene em comemoração ao Dia de Conscientização do Autismo foi realizada nesta quarta-feira.
Sessão solene em comemoração ao Dia de Conscientização do Autismo foi realizada nesta quarta-feira.
02/04/2014 - 21:27 Por: Neide Fischer    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa comemorou nesta quarta-feira (2/4) o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em cerimônia realizada no plenário Júlio Maia. A solenidade, em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), foi proposta pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB).

O autismo é um transtorno do desenvolvimento com prejuízos na interação social e na comunicação, gerando dificuldade no comportamento social. De acordo com a presidente da AMA, Laurenice Rodrigues Pagot, a criança autista é esquecida, porém muito mais é o adulto, que sofre a disfunção e permanece isolado socialmente.

Conforme Laurenice, o principal desafio da AMA, atualmente, é montar um espaço multidisciplinar no Estado para que os autistas se sintam motivados.

Mais difícil do que lidar com a disfunção é conviver com o preconceito, sentido na pele por Laurenice. “Tenho um filho autista e na semana passada fui com ele ao médico. Chegando lá, nos sentamos nas cadeiras da recepção e todas as mães que estavam por perto levantaram na hora. Saí de lá magoada e chorei”, recordou.

A Associação de Pais e Amigos do Autista atende em média 80 pessoas em Campo Grande. As características do autismo estão presentes antes dos 3 anos de idade e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.

Conforme o médico psiquiatra infantil Rodrigo Abdo, Mato Grosso do Sul, hoje conta com 2 milhões de habitantes e provavelmente com 22 mil casos de transtorno no desenvolvimento, muitos ainda sem diagnóstico.

A secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, acredita que a comemoração da data tem como objetivo uma reflexão para a melhoria tanto das políticas públicas, na sociedade organizada, assim como a prestação de carinho e atenção com as famílias que têm um autista.

Ela foi uma das 50 homenageadas da noite e disse se sentir emocionada com a honraria. “Esta homenagem é a confirmação de 20 anos de gestão de políticas públicas. Sinal de que as pessoas não esquecem o que a gente faz. Sou homenageada pelo tempo que pude contribuir com o movimento”, frisou.

ONG - A AMA é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que oferece assistência a crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

Ela é mantida por convênios com órgãos públicos, como secretarias Estadual e Municipal de Educação e Assistência Social, além de doações particulares.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.