Projeto institui Política de Mobilização para Doação de Medula

Imagem: Proposta de Lauro Davi também prevê instituição de um centro especializado em transplante de células tronco.
Proposta de Lauro Davi também prevê instituição de um centro especializado em transplante de células tronco.
08/04/2014 - 11:57 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de aumentar o número de doadores em Mato Grosso do Sul, o deputado Lauro Davi (Pros) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Estado.

A proposição prevê a realização de campanhas de incentivo, esclarecimento, divulgação e conscientização da população sobre a importância e necessidade das doações. “Infelizmente é muito difícil encontrar um doador compatível com o receptor, a chance é de uma em cem mil. Os hemocentros têm demandado a cada dia um número maior de doadores, cujo aumento só será alcançado por meio do incremento de campanhas sobre a necessidade das doações”, destacou Lauro.

São diretrizes da Política de Mobilização: integração da população à rede de Hemocentros, mobilização dos setores de saúde dos municípios, relacionamento com as políticas e ações do SUS (Sistema Único de Saúde), articulação das áreas de governo e da sociedade e divulgação estratégica dos procedimentos.

“Para possibilitar maior cobertura e assistência aos pacientes e familiares, o projeto prevê também a instituição, no Hospital Regional, de um Centro Especializado apto a realizar transplante de células tronco. Embora com profissionais altamente capacitados, o Estado não dispõe de unidade credenciada para esse fim junto ao SUS, fatos que limita e até impossibilita o acesso de muitos pacientes ao procedimento”, acrescentou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.