Felipe Orro destaca reabertura de frigorífico de Anastácio

Imagem: Conforme Orro, quando o frigorífico estava em atividade dava emprego a cerca de mil pessoas.
Conforme Orro, quando o frigorífico estava em atividade dava emprego a cerca de mil pessoas.
15/04/2014 - 17:00 Por: João Prestes    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (15/4), para destacar a mudança de titularidade e a consequente reabertura, em no máximo 60 dias, do frigorífico de Anastácio. Assume a unidade a JBS, maior empresa do ramo no mundo, que arrematou em leilão a planta de Anastácio por R$ 24 milhões. A notícia agrada a população de Aquidauana e Anastácio; em atividade, o frigorífico empregava cerca de mil pessoas.

Segundo o administrador da massa falida do Grupo Kaiowa (antigo proprietário do frigorífico), Amadeu Bueno, responsável pela transferência da unidade à JBS, as contratações já começaram e no máximo em dois meses os abates serão retomados. “Eles (os novos donos) acham que podem retomar antes. Mas eu acredito que até testar as máquinas, deixar tudo em ordem, vai uns 60 dias”, previu.

Hoje (15), o diretor de Negócios da Regional 1 da JBS, Marcos Bortolon, e uma equipe técnica vistoriaram a unidade. Amanhã (16), às 9h, acontece a solenidade de transferência da titularidade, evento que deve agitar as cidades de Anastácio e Aquidauana. “Esperamos e trabalhamos muito pela reabertura do frigorífico. Quando estava em atividade dava emprego a cerca de mil pessoas, pais e mães que perderam sua fonte de renda. Agora esses empregos voltam e com o carimbo de uma empresa sólida, a maior do mundo no ramo”, comemorou o deputado estadual Felipe Orro.

A luta para reabrir o frigorífico Kaiowa tem ocupado o mandato do deputado Felipe Orro desde que assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa. Participou de inúmeras reuniões, viagens a Brasília e contatos com autoridades e empresários para agilizar o processo de liquidação da massa falida e venda da unidade. Semana passada o deputado esteve na Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), acompanhado do prefeito de Aquidauana, Zé Henrique Trindade, também tratando do assunto.

Educação - Felipe Orro aproveitou seu pronunciamento para pedir aos deputados que votem a favor de duas propostas de Emendas à Constituição, de sua autoria. A primeira devolve a autonomia financeira à Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que desde 2007 deixou de ter seus repasses vinculados ao orçamento do Estado. E a segunda prevê que o governo transformará, gradativamente, todas as escolas de ensino fundamental em turno integral.

A primeira emenda já tem aprovação da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e aguarda pauta para ir à votação em plenário. A segunda começou a tramitar na semana passada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.