Assembleia Legislativa entrega Comendas pelo Dia do Trabalho

Imagem: Homenageados receberam honrarias em sessão solene no plenário Júlio Maia.
Homenageados receberam honrarias em sessão solene no plenário Júlio Maia.
29/04/2014 - 20:11 Por: Eduardo Penedo    Foto: Roberto Higa

Em comemoração ao Dia do Trabalho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou 10 personalidades com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (29/4), no plenário Júlio Maia, por preposição do deputado Felipe Orro (PDT) para celebrar o Dia do Trabalho, que é comemorado na quinta-feira (1/5).

A comenda foi instituída em 2011 para agraciar trabalhadores, sindicalistas, profissionais liberais, servidores públicos e empresários. “Essa comenda é um gesto do Parlamento de Mato Grosso do Sul aos trabalhadores, pessoas do povo, gente sofrida que com o suor de uma vida sustenta a família; também líderes sindicais, profissionais liberais, empresários que contribuem para a promoção do trabalho digno. Enfim, é uma homenagem ao trabalho, que dignifica o cidadão, e ao trabalhador, o braço forte que sustenta a economia. Eu fico feliz em prestar essa homenagem aos trabalhadores”, explicou Felipe Orro.

Para o pecuarista Orlando Limberger, foi emocionante ser lembrado para receber uma comenda tão importante como a do ministro Wilson Fadul. “Eu não esperava ser homenageado. É uma grande emoção, ainda mais pelo meu trabalho humilde. Em 1977 em vim para Mato Grosso do Sul, constitui família, trabalho e hoje estou sendo homenageado com a comenda”, disse.

Já o presidente do Sintaxi/MS (Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul), Bernardo Quartin Barrios, comentou estar muito orgulhoso de ser lembrado. “Estou muito orgulhoso do sindicato em ser lembrado. Não só eu que recebo essa homenagem, mas sim todos os dois mil taxistas que estão espalhados nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, justificou.

Segundo o diretor-presidente da AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia - Inmetro), Sérgio Maia Miranda, "a comenda não é só para mim, mas para todos os funcionários da agencia estão trabalhando para fazer o melhor para o Estado.

Também receberam a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul os empresários Adão Parizotto (Grupo Bonanza de Dourados), José Aparecido Ramalho (Grupo Ramassol de Mirassol do Oeste - SP, com filial em Paranaíba), Paulo Pavel Chramosta (Frigorífico Buriti de Aquidauana), José Carlos Lopes (Frigorífico Frizelo de Terenos), Aparício Ramão Silveira (Supermercados Santa Clara de Anastácio), e a presidente da Colônia de Pescadores de Aquidauana Ebe de Almeida.

Neste ano, um dos homenageados foi o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), engenheiro elétrico, que construiu uma carreira na iniciativa privada tendo ocupado cargos importantes em diversas empresas privadas e públicas. Foi ministro das Minas e Energia e há 11 anos representa o Estado no Senado da República.

Nos anos anteriores a Comenda do Mérito do Trabalho já homenageou sindicalistas como o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio e também presidente da Força Sindical/MS, Ildemar da Mota, empresários como Mafuci Kadri, do grupo El Kadri; Oswaldo Possari, da Viação Cruzeiro do Sul, Ueze Elias Zahran, do Grupo Zahran, e o deputado federal Nelson Trad (in memorian).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.