Amarildo Cruz faz criticas ao preconceito contra os negros

Imagem: Amarildo Cruz disse que é necessário que as pessoas se respeitem.
Amarildo Cruz disse que é necessário que as pessoas se respeitem.
30/04/2014 - 12:51 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Durante as explicações pessoais na sessão desta quarta-feira (30/4), o deputado estadual Amarildo Cruz, líder do PT, teceu críticas a respeito do preconceito contra os negros e lembrou o caso envolvendo o jogador brasileiro Daniel Alves. Num jogo entre Barcelona e Villarreal na Espanha, no domingo (27/4), aos 30 minutos do segundo tempo um torcedor jogou uma banana no campo, numa suposta atitude racista; o lateral-direito pegou a fruta e comeu. Muitas pessoas usaram as redes sociais para se manifestar e chegaram a postar comentários como “somos todos macacos e daí?”.

Na tribuna, Amarildo disse que as redes sociais, ao mesmo tempo em que funcionam para ajudar alguém também servem para mostrar o lado oculto de algumas pessoas. Segundo ele, o episódio só mostra que ainda há um preconceito muito grande em relação aos negros e isso acontece dia a dia.

“Avançamos quando começamos a discutir o racismo, mas é necessário que o Poder Judiciário tome uma posição quanto a isso. Não adianta dizer que preconceito racial é um crime inafiançável, é preciso cumprir a lei”, advertiu o parlamentar, fazendo menção à lei federal 7.716, de 5 de janeiro de 1989, conhecida como a Lei Caó, que classifica o racismo como crime inafiançável, punível com prisão de até cinco anos e multa.

De acordo com o petista, mais de 50% da população brasileira é negra e o preconceito racial não se restringe apenas aos estádios. A rede social facebook, segundo Amarildo, é uma ferramenta em que o racismo é muito praticado.

Para ele, em vez de essa questão ser colocada em ‘panos quentes’, é preciso que haja o cumprimento do que determina a Constituição Federal. “É necessário que respeitemos o outro”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.