Deputados criticam paralisação de exames pela Unimed

Imagem: Deputados Osvane Ramos e Lauro Davi se pronunciaram sobre o assunto na sessão de hoje.
Deputados Osvane Ramos e Lauro Davi se pronunciaram sobre o assunto na sessão de hoje.
06/05/2014 - 11:50 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Osvane Ramos (Pros) criticou durante a sessão plenária desta terça-feira (6/5), a paralisação do atendimento aos pacientes do intercâmbio da Unimed no interior do Estado. Segundo o parlamentar, a suspensão dos serviços de saúde é imoral e coloca em risco a vida dos pacientes.

“Estamos no limite da ineficiência quanto ao atendimento na área da saúde e a população não suporta mais o descaso”, afirmou Osvane.

A interrupção do atendimento pela Unimed ocorre desde o dia 20 de fevereiro e diz respeito aos agendamentos de exames de imagens. A medida prejudica os pacientes de intercâmbio (aqueles que não são de Campo Grande e buscam atendimento na Capital).

A decisão foi tomada por médicos que atuam na área de diagnóstico de imagens e são conveniados ao plano de saúde. Eles alegam defasagem da tabela de valores dos exames que não teria reajuste há mais de 20 anos. Enquanto não houver negociação, só estarão disponíveis os exames de urgência e emergência.

De acordo com Osvane, a paralisação é inadmissível. “Está na hora de o Estado tomar medidas enérgicas porque há uma concessão da União para que as operadoras de planos de saúde atuem e essa falta de reajuste não faz jus ao aumento dos custos dos exames”, afirmou.

A falta de compromisso com a vida do paciente é, na opinião do parlamentar, a principal questão do problema. “Essa medida dos médicos conveniados deixa claro que ‘ou somos bem remunerados ou que se vão as vidas’ e isso nos faz ver que os valores estão realmente invertidos”, declarou.

A paralisação, explicou o deputado Lauro Davi (Pros), se refere a uma relação comercial entre o plano e as clínicas e laboratórios prestadores de serviço. “Essa suspensão afeta os beneficiários dos planos e, se essa relação não está funcionando é hora do plano rever se não é o momento de romper o contrato”, explicou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.