Campanha de doação de sangue na Assembleia mobiliza servidores

Imagem: Servidores da ALMS doaram sangue no ônibus do Hemosul.
Servidores da ALMS doaram sangue no ônibus do Hemosul.
28/05/2014 - 09:52 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Uma iniciativa que completa 13 anos e que mobiliza servidores públicos para uma causa nobre. É o objetivo da campanha de doação de sangue que acontece nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa em parceria com o Hemosul. A ação pretende despertar a solidariedade e coletar o máximo possível de doações.

Neste ano, a campanha no Legislativo, que sempre ocorre no mês de novembro, foi antecipada por conta da reforma do prédio do Hemosul, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa. As obras, explica a assistente social Joana Lea Rodrigues, têm prejudicado as doações que caíram drasticamente nos últimos meses. “Estamos em um período crítico e precisamos que todos se conscientizem e não desanimem”, afirma.

Com o Hemosul em reforma, as coletas de sangue estão sendo feitas nos hemocentros da Santa Casa, das 7h às 17h, no Hospital Regional, das 7h às 17h, e no Hospital Universitário, das 7h às 12h. Mesmo com os três pontos de coletas, o número de doadores está em baixa. De acordo com Joana, as temperaturas baixas também contribuem para a redução. “O tempo frio acarreta muitas doenças respiratórias que acabam prejudicando as doações”, acrescenta.

A ação na Assembleia Legislativa pretende amenizar a escassez de bolsas de sangue no Hemocentro, além de promover a conscientização entre os funcionários. “É uma iniciativa que já é tradição na Casa de Leis, que ocorre muito antes dessa efetiva parceria com o Hemosul”, ressalta Fabricia Rezende de Rezende, diretora do Centro de Saúde da Assembleia.

Todos os anos, desde 2007, o ônibus do Hemosul fica parado no antigo estacionamento do Legislativo para receber as doações de sangue. Em 2013, foram coletadas 48 bolsas.

Para o servidor Alessandro Perin, a campanha é mais que um compromisso social, é um gesto de amor ao próximo. “Sou doador há algum tempo e procuro sempre fazer minha parte. Aproveito a oportunidade porque entendo que é muito importante este ato de caridade, já que há muitas pessoas precisando dessa ajuda nesse exato momento”, disse ele, que parabenizou a iniciativa da Assembleia. “É uma ação que, com certeza, deveria ser estendida a todos os servidores do Estado em todos os órgãos”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.