Aprovado projeto que garante acesso às informações turísticas de MS

Imagem: Proposta da deputada Dione Hashioka foi aprovada na Ordem do Dia da sessão de hoje.
Proposta da deputada Dione Hashioka foi aprovada na Ordem do Dia da sessão de hoje.
29/05/2014 - 12:00 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Na Ordem do Dia da sessão desta quinta-feira (29/5), os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei, entre eles, em 2ª discussão e votação, o PL 23/2014, da deputada Dione Hashioka (PSDB), que garante acesso a informações turísticas por meio impresso ou na forma de vídeos publicitários em estabelecimentos, eventos e demais locais com grande circulação de pessoas.

A proposição determina que os materiais publicitários sejam divulgados nas salas de projeções de filmes nos cinemas (antes do início de cada sessão); nas aberturas de congressos, convenções e seminários; nas aberturas de shows e eventos culturais; nas casas noturnas de qualquer natureza; nos hotéis, pousadas, pensões e outros estabelecimentos que prestam serviços de hospedagem; nos clubes sociais e associações recreativas ou desportivas que promovam eventos com entrada paga; nos postos de combustíveis e demais locais de acesso público que estejam próximos às rodovias, nos aeroportos e demais locais de transporte intermunicipal e interestadual em massa e nos painéis eletrônicos localizados em vias públicas.

As informações e vídeos publicitários a serem projetados poderão ser fornecidos pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), podendo também ser celebrado convênio entre entidades envolvidas.

Ônibus da saúde - Já em 1ª discussão e votação, foi aprovado o PL 092/14, de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que institui o programa "Ônibus da Saúde" nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. O plano é levar profissionais aos colégios para atender estudantes carentes e zelar pela saúde preventiva.

“A medicina preventiva é mais eficaz e barata aos cofres públicos e diminui consideravelmente os índices de mortalidade entre as crianças e adolescentes”, ressaltou o parlamentar quando apresentou o projeto. Ele destacou ainda que a proposta é resultado da parceria com o deputado estudante Gabriel Oliveira Simão, do Colégio Atenas.

De acordo com o projeto, os ônibus devidamente equipados deverão se dirigir às escolas públicas, com o intuito de tratar, prevenir e ensinar os estudantes sobre saúde e higiene pessoal. A ideia é levar um profissional formado em odontologia, em oftalmologia e um clínico geral aos colégios.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.