Economista alerta estudantes sobre o consumo exagerado

Imagem: Ido Michels palestrou aos deputados estudantes sobre consumismo exagerado.
Ido Michels palestrou aos deputados estudantes sobre consumismo exagerado.
02/06/2014 - 10:16 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Consumismo exacerbado na sociedade foi assunto na sessão do Parlamento Jovem nesta segunda-feira (2/6). O economista Ido Michels discutiu o tema com os deputados estudantes e ressaltou a importância de os adolescentes se conscientizarem e se planejarem desde já para evitar problemas financeiros no futuro.

De acordo com o economista, os jovens têm sido influenciados fortemente pela mídia ao consumo descontrolado. “O apelo ao consumo é grande, a renda vem aumentando, os créditos estão abundantes e o número de bens e serviços oferecidos cresce a cada dia, é um cenário tentador”, ressaltou.

Para evitar o consumismo, o economista aconselhou os jovens a gastar somente no necessário e sempre anotar as contas e gastos diários. “As pessoas não têm esse costume e isso é extremamente importante para uma vida financeira tranquila”. Segundo Michels, é necessário que os jovens busquem cedo o equilíbrio e tenham controle e consciência para não suprir carências emocionais no consumo. “Nossa intenção é que os jovens parlamentares levem o assunto para suas comunidades porque é importante que a sociedade discuta o tema”, afirmou.

Após a palestra, a sessão do Parlamento Jovem prosseguiu com debates entre os deputados estudantes e apresentações de projetos. A jovem Iza Rezende, 16 anos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, propôs a inclusão da Semana de Prevenção à Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Calendário Oficial do Estado. “Acredito que os jovens atualmente pensam que são providos de autonomia e que são capazes de se cuidarem sozinhos, mas não são. Eles precisam ter a consciência de que necessitam de apoio e da proteção da sociedade e é nisso que o projeto se baseia”, explicou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.